Viaje sem dor na coluna

Depois de uma viagem, por mais curta que seja, é difícil quem não reclame de dores nas costas. Pode ser pelo período que ficou sentado na poltrona do ônibus ou avião, por dirigir na posição errada ou até mesmo fazendo as malas. “As pessoas acabam adotando posturas incorretas durante a viagem ou mesmo na hora de arrumar a bagagem. Algumas posições parecem ser mais confortáveis, mas podem prejudicar seriamente a coluna”, alerta o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.

Algumas dicas são importantes para evitar dores e até luxação na coluna. “Para não se curvar ao fazer as malas, ela deve ficar em uma altura média. O melhor local para organizá-la é em cima de uma mesa, assim você não precisará se curvar para frente”, explica o especialista. Segundo ele, quando se coloca a mala em um apoio muito baixo para arrumá-la, a pessoa sobrecarrega a coluna, pois a organização das roupas e acessórios costuma ser demorada.

A forma de colocar a bagagem no porta-malas do carro ou na esteira do aeroporto também é importante. “Para carregar e descarregar o bagageiro do automóvel o ideal é que se afaste um pé do outro e mantenha os joelhos semi-flexionados. Para retirar ou colocar a mala em um compartimento deve utilizar a força das pernas e não da coluna. Esse processo também é o mais indicado para a esteira quando se vai viajar de avião, ou ainda para colocar as malas no carrinho, sempre evitando a curvar a coluna para frente”, ensina Martins.

Passageiro e motorista
O segredo para não ter dores na coluna ao viajar de avião, no ônibus ou no carro é mantê-la toda bem apoiada, deixando o banco um pouco reclinado sempre que possível. “Em caso de viagens longas, é importante fazer pausas a cada duas horas, permanecendo alguns minutos em pé e alongando os músculos”, orienta o fisioterapeuta. Outra dica importante é manter o corpo hidratado e comer alimentos leves e saudáveis.

Para uma viagem confortável e, principalmente, segura, as dicas não são só para passageiros, os motoristas também precisam ficar atentos. “O correto é usar um suporte para a lombar, que pode ser uma pequena almofada, mantendo os joelhos alinhados com os quadris ou um pouco acima. O corpo deve estar bem apoiado no banco, ficando o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. A distância dos pedais deve ser suficiente para alcançá-los com os pés, mantendo os joelhos flexionados”, esclarece o Dr. Giuliano Martins.

ITC Vertebral Curitiba
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba é uma entidade de profissionais que desenvolveu um método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, artrose, dentre muitas outras. Criado em 2005, pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a Instituição ganhou visibilidade nacional, expandindo suas operações para 28 cidades de todo o país. Em Curitiba, o ITC Vertebral está presente desde 2011 e seu diretor regional é o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>