Terminou ontem, 30 de novembro, a turnê “Grandes Intérpretes – Orquestra de Câmara de Blumenau convida Yamandu Costa”. O concerto lotou o Canal da Música em Curitiba, e teve um momento marcante: com o palco iluminado de verde, o maestro Daniel Bortolosy interrompeu o concerto para fazer uma homenagem às vítimas da tragédia aérea com a equipe da Chapecoense, ocorrida no dia 29. “Vou quebrar um pouco o protocolo por uma boa causa, vamos tocar o terceiro movimento de “Sentimental Saraband” em memórias às vítimas do acidente. É uma obra muito introspectiva que convida à reflexão”, disse Bortolosy, que ainda lembrou as inúmeras vezes que a Orquestra tocou em Chapecó.
Crédito do video: Thiago Rothstein
Sobre a Orquestra de Câmara de Blumenau
Desde1981, aOrquestra de Câmara de Blumenau já realizou diversas turnês pelo Brasil e exterior, com apresentações nas mais famosas salas de concerto da Europa, como Smetana de Praga e o Mozarteum de Salzburgo. A Orquestra também tocou ao lado de grandes nomes da música mundial, entre eles, Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima, Paulo Bosísio, Helena Jank, Antônio Meneses, Domenico Nordio e Renato Borghetti.
Na última década, entrou numa nova fase com a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello, adaptando-se à nova dinâmica do fomento à cultura. Por meio de recursos captados, através de projetos de incentivo, já realizou inúmeros concertos, incluindo duas turnês nacionais; apresentou-se com solistas e maestros convidados de destaque como Luiz Henrique Beduschi, Álvaro Siviero, Derico Sciotti, Michael Debost, Rita Costanzi e João Carlos Martins.
Facebook: www.facebook.com/orquestradecamaradeblumenau.