Trânsito para a Copa 2014 é o que mais preocupa urbanistas

Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas questiona o planejamento da cidade para receber evento

Faltando apenas dois anos para o maior evento futebolístico do mundo, a Copa do Mundo de 2014, Curitiba está no processo de revitalização de diversos pontos da cidade, como a Arena da Baixada – Estádio Joaquim Américo Guimarães e o aeroporto Afonso Pena. Porém, a infraestrutura das vias da cidade, a falta de um metrô de superfície e transporte público são assuntos que preocupam, principalmente, quem entende de urbanização.

Para a presidente em exercício do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SindARQ-PR), Cecy de Oliveira, Curitiba está apta para receber jogos. “A capital paranaense tem porte para receber um evento como a Copa do Mundo 2014, mas terá problemas no entorno da Arena da Baixada. A Avenida Getúlio Vargas é a principal via de acesso da região e a Fifa exige que, em um raio de dois quilômetros, as pessoas não circulem. Com isso, teremos um impasse: por onde o trânsito irá escoar?”, pergunta.

Cecy afirma que não haverá tempo para construção do metrô até a Copa. “O metrô é um empreendimento para mais de 10 anos, devendo seu projeto envolver não só a capital, mas também toda a Região Metropolitana”, ressalta. Para a presidente do SindARQ-PR, a solução para 2014 seria otimizar o sistema atual. “Como não teremos esse tipo de solução, o sistema de mobilidade da cidade terá que ser otimizado, pois já temos problemas de engarrafamentos nas horas de pico. Uma sugestão seria o aumento do número de ônibus e a logística adequada do setor de turismo para a circulação dos turistas”, completa Cecy.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>