Protótipo será apresentado em um simpósio na Quanta Diagnóstico e Terapia
O Paraná já deu o primeiro passo para uso da tecnologia de impressão 3D na área da Cardiologia. O primeiro biomodelo cardíaco utilizado no Estado foi em Curitiba, por meio de uma uma parceria entre a Quanta Diagnóstico e Terapia, Dapi Diagnóstico Avançado por Imagem e a BioArchitects. “É uma evolução dos métodos de imagem. Nos exames de radiologia, passamos de imagens bidimensionais em filmes para volumes tridimensionais digitais. A impressão 3D é a próxima fronteira”, explica Marcello Zapparoli, cardiologista especialista em tomografia e ressonância cardiovascular da Quanta Diagnóstico e Terapia e do Dapi Diagnóstico Avançado por Imagem.
O biomodelo 3D tem o objetivo de facilitar o diagnóstico e planejamento de cirurgias cardíacas e intervenções cardiovasculares. O biomodelo é impresso a partir de imagens volumétricas adquiridas por tomografia e ressonância magnética do coração ou outro órgão que precise ser tratado. “Assim, temos um modelo palpável e, consequentemente, todo o planejamento cirúrgico pode ser simulado. Essa nova tecnologia terá ainda mais importância em determinados defeitos cardíacos em adultos e avaliação de cardiopatias congênitas em crianças, pois é possível planejar detalhes do procedimento antes de executá-lo, além de ser um excelente instrumento de treinamento de intervenções”, explica Dr. Zapparoli.
Como fazer a aplicação do biomodelo 3D será apresentada no Simpósio Impressão 3D e Biomodelos – Impacto para cirurgias e intervenções percutâneas, evento que também contará com a presença do cardiologista Dr. Leonardo Mulinari e a biomédica, Dra. Regina Celia Souza. O evento ocorre dia 27 de março, a partir das 19h15, na Quanta Diagnóstico e Terapia – Rua Almirante Tamandaré, 1.000 (entrada pela Rua Professor Brandão), no bairro Alto da XV. Mais informações pelo telefone (41) 3029-4031.
Serviço: O Simpósio Impressão 3D e Biomodelos – Impacto para cirurgias e intervenções cutâneas ocorre dia 27 de abril, a partir das 19h15, Quanta Diagnóstico e Terapia – Rua Almirante Tamandaré, 1.000 (entrada pela Rua Professor Brandão), no bairro Alto da XV. Mais informações pelo telefone (41) 3029-4031.
Sobre a Quanta Diagnóstico e Terapia
Fundada em 2003, a Quanta Diagnóstico e Terapia está localizada na cidade de Curitiba e oferece exames de cintilografia, tomografia computadorizada com 128 cortes, angiotomografias coronariana e vascular, escore de cálcio, PET-CT, biópsias e tratamentos para câncer de tireoide e dor óssea no câncer.
A Quanta Diagnóstico e Terapia conta com um núcleo de pesquisas, participa do programa Curitiba Tecnoparque, que apoia iniciativas inovadoras de empresas locais e, desde 2007 coopera com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU. Mais informações no site www.quantadiagnostico.com.br.