Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 25% dos casos de câncer no Brasil são de pele. Para 2012, o Inca prevê 134.170 novos diagnósticos. A doença é mais comum em adultos com a pele branca e acima de 40 anos. Com as altas temperaturas e sol forte, a pele deve receber cuidados apropriados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – regional Paraná (SBD-PR) esclarece que o filtro solar deve ser aplicado diariamente pela manhã e reaplicado ao meio dia, caso a exposição ao sol seja prolongada, o protetor deve ser utilizado a cada duas horas. A falta do uso de bloqueadores com fator de proteção adequado causa o envelhecimento precoce, manchas, lesões pré-cancerosas e até mesmo o câncer de pele.
“É importante ressaltar que os vidros não bloqueiam a radiação do tipo UVA que é a que mais mancha e envelhece a pele. As lâmpadas e computadores também emitem radiação com comprimento de onda semelhante e podem causar os mesmos danos. Com isso, é fundamental a aplicação do filtro diariamente e em qualquer época do ano”, explica a Dra. Karin Helmer, dermatologista associada à SBD-PR. A médica esclarece que o cuidado maior deve abranger o período da infância até os 20 anos de idade. “Nessa fase, a exposição à radiação ultravioleta é mais intensa e os danos são cumulativos e se manifestam na fase adulta”.
A Dra. Karin explica ainda que muitas pacientes podem ter problemas com a pele devido a métodos duvidosos que prometem beleza a qualquer custo. “As camas de bronzeamento artificial, por exemplo, emitem uma quantidade muito elevada de radiação do tipo UVA, cujo efeito cumulativo aumenta muito o risco de envelhecimento precoce, aparecimento e agravamento de manchas e, inclusive, o câncer de pele”, ressalta.
Além de ter atenção com os métodos de beleza e tratamento, a médica recomenda também outros cuidados para manter a pele saudável. São eles: fazer hidratação com cremes em todas as estações do ano; a pele deve ser hidratada, especialmente, nos meses mais frios, pois é quando fica mais ressecada pelo aumento da temperatura durante o banho (que deve ser rápido); cada pessoa precisa usar um hidratante de acordo com o seu tipo de pele e a água deve ser morna. “O aumento da temperatura na hora do banho causa manchas esbranquiçadas, ásperas e arredondadas”, diz.