Sociedade de Cardiologia alerta para os perigos do colesterol alto

Para conscientizar a população sobre a importância de manter os níveis adequados da taxa de colesterol, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Paraná promove na quarta, 8 de agosto, o Dia Nacional de Controle do Colesterol. Cardiologistas irão orientar a população entre 9h e 17h, na Praça Rui Barbosa, sobre os perigos do colesterol elevado, que não apresenta sintomas e é a causa de muitas doenças cardiovasculares, que matam cerca de 320 mil pessoas por ano no Brasil. “Quando uma pessoa possui taxas altas de LDL, o conhecido ‘colesterol ruim’, pode ocorrer a aterosclerose, que é o depósito de resíduos gordurosos em artérias e veias. Isso dificulta a passagem do sangue e pode causa doenças cardíacas”, explica o cardiologista Dr. Francisco Maia, Diretor de Promoção e Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Paraná.

A campanha é uma das ações realizadas periodicamente pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Paraná. O objetivo é conscientizar a população de que as doenças cardíacas e infartos podem diminuir drasticamente se houver prevenção. Segundo registros da Sociedade, 40% da população até 35 anos de idade nunca realizou um exame de colesterol. “Muitos podem ter a doença e não saber. Dados da OMS indicam que 30% dos infartos foram o primeiro sintoma de que a pessoa possuía doenças cardiovasculares, que continuam aumentando exponencialmente, principalmente entre os mais jovens, por causa de hábitos inadequados de vida”, alerta Dr. Pedro Reis, presidente do Departamento de Cardiologia Preventiva da Sociedade Brasileira de Cardiologia – PR.

Além de adotar uma vida mais saudável, a visita periódica ao cardiologista é fundamental para controlar os níveis de colesterol, já que qualquer alteração é um sinal de alerta para problemas de saúde. “As taxas ideais são de 200 mg/dl para o colesterol total; 50 mg/dl ou mais para o HDL e, menos de 100 mg/dl para o LDL”, salienta o Dr. Francisco Maia. Mas, como lembra Dr. Pedro Reis, se for descoberta alguma alteração, é necessário fazer o tratamento correto. “Metade das pessoas que possuem alterações no colesterol, não realizam o tratamento adequado. Não adianta fazer a avaliação, descobrir que algum problema e não mudar o estilo de vida”, pondera.

O colesterol é um tipo de gordura em nosso sangue e possui dois tipos. O LDL é o “colesterol ruim”, que quando está com taxas altas, é responsável pela formação de placas de gorduras no sangue e nas artérias. Já o HDL é o conhecido “colesterol bom” e precisa de taxas mais altas para ajudar a “remover o excesso de colesterol do organismo”, e assim, reduzir o risco de formação de placas de gordura. “O HDL, que é como se fosse o mocinho do organismo, tem um caráter protetor. Quando está em um nível baixo, deixa o paciente mais suscetível às doenças cardíacas”, observa Dr. Maia.
As pessoas que passarem pela Praça Rui Barbosa, poderão aferir a pressão e receberão a cartilha “Brasil – Colesterol na Meta”, com orientações sobre cuidados com a saúde e alimentação. Mais informações podem ser encontradas no link http://prevencao.cardiol.br/campanhas/colesterol.asp

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>