Programa educacional inédito será apresentado em seminário
O SitePX – uma das startups que mais cresceram em 2013, desenvolveu um novo projeto, o EducaPX: ambiente on-line específico para a área educacional. “O EducaPX irá abrigar 500 mil sites de alunos e 80 mil de professores da rede pública de ensino de São Paulo e está preparado para ser utilizado em qualquer rede pública ou particular de ensino do país”, conta Luciano Kalil, um dos sócios desenvolvedores do SitePx.
A apresentação ocorre no dia 4 de outubro, às 9h, na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, durante o seminário “Autoria em Ambientes Virtuais” (http://smesp.educapx.com/seminario.html). O evento será transmitido pela Internet através da Sul ao Vivo (http://www.sulaovivo.com.br/sao-paulo/educapx.html).
O EducaPX cumpre as exigências do programa federal Mais Educação – que aponta que escolas públicas de Ensino Fundamental do país devem oferecer uma proposta inovadora de educação com jornada de, no mínimo, sete horas diárias. Dessa forma, disponibilizando métodos de estudos, atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e educação econômica.
O EducaPX é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o objetivo de auxiliar na questão de autoria por meio da aprendizagem através do desenvolvimento de projetos. A plataforma permite que professores possam usar seus sites para a publicação de textos e links sobre suas disciplinas, planos de curso, aulas, dicas, textos de referências, exercícios, vídeos etc. Ao professor é possível ainda incluir um blog para manter contato regular com seus alunos, expandindo as orientações, ampliando tempos e espaços para a construção do conhecimento, indicando links e dando dicas para novas leituras e pesquisas.
Um dos diferenciais do programa são as ferramentas de mediação na construção dos projetos. Professores das mesmas turmas, ainda que de disciplinas diferentes, podem interagir entre si e com os estudantes, acompanhando o processo de criação e de administração dos sites e blogs dos alunos e de outros projetos publicados, dando todo apoio necessário. Eles também podem acompanhar as alterações dos sites dos alunos. “Assim, o EducaPX permite que os professores e os estudantes possam agir de forma integrada, em uma ação conjunta que dignifica o trabalho educacional realizado perante a comunidade e integra ainda mais o coletivo escolar. É um processo enriquecedor”, considera Kalil.
Outro fator positivo do programa EducaPX é que ele atende aos parâmetros e diretrizes de acessibilidade seguidos pela rede municipal de ensino como, por exemplo, a adaptação do tamanho da fonte e contraste do monitor.
Parcerias
Luciano Kalil conta que a AWS (Amazon Web Services) é a parceira do EducaPX na plataforma de sites. Toda infraestrutura para o projeto é um oferecimento da AWS. “Isso garante estabilidade aos projetos, independentemente do número de sites e do número de usuários que acessam ao mesmo tempo, permitindo máximo desempenho”, explica.
Sobre Luciano Kalil e Ricardo Monteiro
Com 18 anos de experiência em Tecnologia da Informação, Luciano Kalil, 36 anos, é formado em Análise de Sistemas e atua como CEO do SitePX, lançado em junho de 2012. Kalil foi também CIO da Rede Alô Bebê.
Monteiro, 35 anos, 17 anos de experiência como desenvolvedor web, atua como CTO do SitePX. Foi o programador responsável por vários sites como Revista Trip, Revista Tpm e Produtora Mixer que ele e Kalil administravam já como sócios.
Sobre o SitePx
O SitePX (http://www.sitepx.com) é um serviço online que oferece ferramentas simples para que qualquer pessoa crie e administre sites, blogs e lojas virtuais de maneira descomplicada e com resultados profissionais. O usuário pode alterar qualquer página sempre que quiser.
Único construtor de sites 100% brasileiro deste porte, foi classificado, em 2013, como case da AWS Brasil (Amazon Web Services). Atualmente, mantém cerca de 325 mil sites. Casos de sites com mais de 15 mil páginas, guias de cidades e sites de pequenos negócios para diferentes públicos, com número de acessos expressivo.
A plataforma utiliza regras de SEO, criação de loja virtual que pode ser integrada a sistemas seguros de pagamento pela internet e disponibiliza um curso online dividido em várias vídeo-aulas, além do blog que traz dicas de como otimizar um site.
Sobre a Amazon Web Services
Criada em 2006, a Amazon Web Services (AWS) começou oferecendo serviços chave de infraestrutura para empresas na forma de serviços na web – agora amplamente conhecidos como computação em nuvem. A vantagem fundamental da computação em nuvem da AWS é a capacidade de alavancar um novo modelo de negócios e transformar as despesas de capital de infraestrutura em custos variáveis. As empresas não necessitam mais planejar e contratar servidores e outros recursos de TI com semanas ou meses de antecedência. Com a AWS, as empresas podem tirar proveito da experiência e economias de escala da Amazon para acessar recursos quando forem necessários para seus negócios, apresentando resultados mais rapidamente e a um custo menor. Atualmente, a Amazon Web Services oferece uma plataforma altamente confiável, escalonável e de baixo custo em nuvem que potencializa centenas de milhares de empreendimentos de clientes privados, governamentais e novas empresas (startups) em 190 países. A AWS oferece mais de 21 serviços diferentes, incluindo Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e Amazon Relational Database Service (Amazon RDS). Os serviços da AWS estão disponíveis para os clientes em Datacenters localizados nos Estados Unidos, Brasil, Europa, Japão e Cingapura.