A importância da implantação dos sistemas de energia inteligente no Brasil será o tema de discussão da Conferência Internacional de Energias Inteligentes, que acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das 9h às 18h, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, em Curitiba. Voltado para profissionais do setor elétrico e áreas relacionadas a Smart Energy, o evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e o Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com realização da Paraná Metrologia.
Energia inteligente consiste em uma aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sistema elétrico de potência, permitindo automatização e uma significativa melhora na flexibilidade da infraestrutura de rede. “De modo geral, as redes inteligentes permitem melhorar o desempenho da rede e melhorar a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica”, explica Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar e presidente da Conferência Internacional de Energias Inteligentes e acrescenta: “Muitas empresas já têm estudos ou até mesmo essa tecnologia para uso, mas faltam políticas financeiras, reguladoras e públicas para a sua viabilização. É preciso fazer um esforço de integração da indústria, governo, pesquisadores e empresas para o desenvolvimento do Smart Energy”, afirma.
Palestras e debates
Na abertura da conferência, os participantes poderão conhecer mais sobre Smart Communities com ênfase em Geração Distribuída e Smart Grid com representantes da multinacional japonesa Hitachi Co. No dia 8 de maio, o período da manhã será marcado por um painel sobre geração distribuída e energia solar com palestras de Cícero Bley Junior da Itaipu Binacional; Jair Urbanetz da UTPFR e Carsten Tschamber da empresa alemã Solar Cluster Baden-Württemberg. Logo depois, mesas-redondas debaterão infraestrutura compartilhada e aspectos regulatórios em geração distribuída e smart grid com representantes da Copel, Compagás, Sanepar, Aneel, Anatel, Abinee e Lactec.
No período da tarde, acontecerão diversos painéis para discutir perspectivas em geração distribuída, smart grid, cogeração e mostrar os trabalhos que podem ser ou já são desenvolvidos em centros de pesquisas. Entre os palestrantes estão Nelson Fonseca Leite, da ABRADEE, Carlos Frees da ABDI, Luiz Márcio Spinosa da PUC-PR, Filipe Cassapo do SENAI – Centro Internacional de Inovação. Para encerrar o dia, um painel empresarial para falar sobre financiamento e viabilização de projetos e potencial de mercado com palestras de Elson H. Teixeira da Fomento Paraná, Thomas Eggers da SCHMID Group e Claudio Dantas de Oliveira da Schneider Electric.
Diversos cases internacionais serão apresentados no dia 9 de maio pelas organizações: Energy Conservation Center of Japan, do Japão; Ikerlan, da Espanha; CEiiA, de Portugal; KTH Technology, da Suécia e Solar Cluster Baden-Württemberg, da Alemanha. Ainda serão mostrados cases nacionais e o Projeto Smart Energy Paraná por representantes da Copel, Cemig, Celpe, Ampla do Rio de Janeiro e Tecpar.
No dia 10 de maio, os participantes também poderão participar de uma visita técnica às instalações da Copel e do Tecpar para conhecer os projetos Paraná Smart Grid e Smart Energy Paraná.
SERVIÇO: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das 9h às 18h, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra – Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico. Mais informações pelos telefones (41) 3271-7567, e-mail [email protected], pelo site www.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana
Sobre a Paraná Metrologia
A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.