Mesmo sendo essencial para os negócios nos dias de hoje, muitos empresários desconhecem a tecnologia e desenvolvedores não a oferecem a seus clientes
Nas últimas semanas, o Google anunciou que os sites mobile, ou seja, adaptados para dispositivos móveis, terão prioridade nas buscas de portais. De acordo com a empresa, 74% dos usuários são mais propensos a voltar a um site que seja adaptado para mobile. Mas, na hora de criar seus sites, poucos empresários questionam sobre esse recurso. “As técnicas de desenvolvimento estão cada vez mais acessíveis e simples, no entanto, é preciso esclarecer aos empresários sobre a importância desse recurso”, afirma Augusto Simão, desenvolvedor web e cofundador da Feijão com Arroz, startup curitibana que oferece uma solução completa de design para a imagem de empreendedores individuais, micro e pequenas empresa.
Um site já construído de forma ajustável para diferentes aplicativos colabora para a visualização em diferentes formas de acesso. “A evolução da tecnologia facilita o acesso para diferentes plataformas, ou seja, ao ser construído, um site mobile se adapta a qualquer dispositivo, independente do tamanho da tela”, explica Diogo Bettega, designer e cofundador da Feijão com Arroz.
Só no Brasil, o telefone celular já é usado pela metade da população brasileira para acessar a internet, segundo a Pnad 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada no final de abril de 2015 pelo IBGE. “Por muito tempo o acesso a internet por dispositivos móveis foi restrito, e quando começou a se popularizar, iniciou-se então a criação de versões otimizadas para o celular. Esse trabalho exigia mais investimento, tornando o projeto de um site mais caro. Contudo, hoje as técnicas de desenvolvimento estão mais simples e acessíveis e um site que se adapta aos diferentes tipos de formatos já é a realidade para todos”, observa Augusto Simão.
Entre as características de uma página que não é responsiva está o formato. “Os sites que não são mobiles, possuem uma visualização miniaturizada na tela do celular ou tablet, com o menu de navegação de difícil acesso, pois não se adapta ao formato do aparelho e ainda causam um consumo desnecessário de dados móveis”, esclarece Diogo Bettega. Para não ter dúvidas, uma maneira segura de descobrir se o o site é adaptado para dispositivos móveis, basta acessar a página: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/, que foi criada pelo Google.
A recomendação é se atualizar para se adaptar a nova realidade. Muitos sites não foram projetados para o ambiente mobile e por isso não podem ser adaptados, sendo necessária a criação de um novo projeto. “Nesses casos, as empresas podem adotar uma nova solução, com novo site, novo visual e novos recursos. Essa seria uma oportunidade excelente para a empresa interessada não só ter um site compatível a celulares, mas também usufruir de outros serviços que podem trazer mudanças positivas para a imagem da empresa”, avalia Augusto Simão.
A Feijão com Arroz oferece um pacote básico de serviços que abrange a confecção de cinco produtos para o cliente: disponibilização de um site padronizado em uma plataforma em nuvem, multiplataforma, mobile (o site já é construído para ser acessado por qualquer dispositivo, seja pelo computador, smartphone ou tablet) e já otimizado para o Google; um logotipo; um domínio com terminação “.br”, um modelo de cartão de visitas (o cliente faz a impressão) e um e-mail com o próprio domínio do novo site. A empresa só disponibiliza novos sites dentro de um pacote completo de serviços, não sendo possível comprar serviços individualizados.
Os interessados em conhecer exemplos de sites específicos da Feijão com Arroz para cada tipo de negócio, que pode ser uma pequena indústria, um restaurante, uma pousada, passando por petshops, escritórios de advogados e clínicas, a páginas de bandas, professores que oferecem aulas particulares, entre outros, podem acessar www.seufeijaocomarroz.net. Todos os produtos são entregues em até cinco dias úteis após o pagamento.
Sobre a Feijão com Arroz
Idealizada por profissionais com dez anos no mercado de design e desenvolvimento web, a Feijão com Arroz oferece soluções de serviços de web e design para micro e pequenas empresas obterem uma marca e presença profissionalizada na web. Baseada nas necessidades do cliente, a empresa cria um logotipo, arte para um cartão de visitas, e-mail profissional com seu próprio domínio e site responsivo otimizado para o Google, que pode ser atualizado de maneira simples pelo próprio usuário e suporte completo, com preços acessíveis. Mais informações no site www.feijaocomarroz.net ou www.seufeijaocomarroz.net