Seminário aborda desafios no desenvolvimento sustentável das cidades

Evento promovido pela Unilivre ocorre no dia 8 de dezembro

O desenvolvimento sustentável das cidades é um grande desafio que precisa ser enfrentado para evitar problemas para a população e governo. Para apresentar o avanço das tendências tecnológicas e discutir as soluções possíveis, ocorrerá o Seminário de Sustentabilidade Territorial Urbana – STU 2016, no dia 8 de dezembro, das 8h30 às 18h, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. “Buscamos a viabilidade de ações para enfrentar o desafio de uma cidade sustentável. Por isso, queremos promover a discussão por meio da abordagem técnica de temas de relevância para a cidade”, afirma Celso Kloss, diretor-superintendente da Unilivre, organizadora do evento com a Rede Paranaense de Metrologia (Paraná Metrologia).

Entre as palestrantes, está a Dra. Márcia Pereira Bernardinis, professora do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que considera a Política Nacional de Mobilidade Urbana extremamente positiva, mas é fundamental tirá-la do papel e transformá-las em ações no sistema viário. “É necessária uma readequação do sistema viário, da infraestrutura de maneira geral, de gestão e de cultura, com ações voltadas à construção de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, melhorias das calçadas, iluminação, educação para o trânsito, fiscalização efetiva, permitindo assim uma distribuição melhor da demanda, para que tudo não sobrecaia sobre o transporte público, sobrecarregando o sistema e o deixando sem qualidade, sem conforto”, afirma.

Outro problema na sustentabilidade das cidades que será abordado no encontro são as inundações – recorrentes em diversas cidades brasileiras. O engenheiro agrônomo Edilberto Nunes de Moura, professor de Engenharia Ambiental e Gestão Urbana na PUC-PR irá apresentar metodologias de mapeamentos de riscos de inundações que podem ser utilizadas. “No Brasil, existem problemas de obtenção e atualização e dados e uma falta de padrão metodológico nacional. Mas, já existem mapeamentos via web disponíveis. Por isso, vamos apresentar o sistema HAZUS-MH, desenvolvido pelo governo americano e amplamente utilizado nos Estados Unidos, que adaptamos para ser aplicado em Curitiba”, revela.

A gestão de resíduos sólidos, ou seja, o lixo, também é outro desafio enfrentando no dia a dia dos centros urbanos. “A má gestão, a falta de pessoal técnico e especializado e a disposição em locais inapropriados são os principais problemas na gestão dos resíduos sólidos hoje. É preciso que municípios e estados busquem as tecnologias economicamente e ambientalmente mais apropriadas, além da participação da comunidade no manejo adequado dos resíduos sólidos”, observa o engenheiro civil e sanitarista Nicolau Leopoldo Obladen, diretor-técnico da empresa Habitat Ecológico Ltda, que estará presente na mesa de Gestão Estratégica de Resíduos Sólidos.

De acordo com Mauricy Kawano, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação de Indústrias do Paraná que também estará discutindo o gerenciamento de resíduos sólidos no seminário, para a solução dos problemas deve ser sempre observada a ordem de prioridade: a não geração dos resíduos sólidos, a redução dos volumes gerados, a reutilização dos resíduos sólidos, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada daqueles resíduos que não puderam ser reciclados ou reaproveitados. “Não existe somente uma ou outra solução, mas sim uma rede de atuações de todos os entes, desde o governo com suas políticas públicas, passando por indústria e consumidor final”, ressalta.

Inscrições
As mesas-redondas também irão abordar a eficiência de uso de recursos hídricos e as linhas de financiamento para a viabilização de projetos de sustentabilidade. O evento é voltado para executivos, dirigentes, gestores, engenheiros, pesquisadores e técnicos, agências reguladoras e fabricantes e fornecedores de serviços e de tecnologias usadas pelos setores ligados ao tema. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seminariostu2016.eventbrite.com.br.  

O seminário conta com o apoio apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e da Federação das Indústrias do Paraná – Fiep.

 Confira a programação do Seminário Sustentabilidade Territorial Urbana

MANHÃ
8h30   Credenciamento
8h50   Abertura
9h      Mesa 1 – Gestão e prevenção Riscos Urbanos
Moderador: Renê Roberto Witek – Secretário Municipal de Defesa Social de Curitiba
9h05   Palestrante – Capitão Eduardo Gomes Pinheiro – CEPED
9h25   Palestrante- Edilberto Nunes de Moura – PUC
9h45   Debate
10h     Intervalo – Coffee break
10h30 Mesa 2 – Uso eficiente de Recursos Hídricos
Moderador: Reginaldo Joaquim de Souza – TECPAR
10h35 Palestrante – Everton Luiz da Costa Souza – Águas do Paraná
10h55 Palestrante – Pedro Franco – SANEPAR
11h15 Palestrante– Vitor Bicca – Coca-Cola
11h35 Debate
12h     Intervalo 

TARDE
14h     Mesa 3 – Mobilidade Urbana: uma nova visão
Moderador: Marcos Traad – Detran/PR
14h05 Palestrante – Silvia Barcik – Renault
14h25 Palestrante – Dra. Márcia Pereira Bernardinis – UFPR
14h45 Debate
15h     Mesa 4 – Gestão Estratégica de Resíduos Sólidos
Moderador: Carlos Garcez – ALEP
15h05 Palestrante 01 – Nicolau Obláden – Habitat Ecológico
15h25 Palestrante 02 –Cícero Bley Jr. – ABiogás
15h45 Palestrante 03 – Mauricy Kawano – Fiep
16h05 Debate
16h20 Intervalo – Coffee break
16h45 Mesa 5 – Financiamento para a Sustentabilidade
Moderador: Celso Kloss – Unilivre
16h50 Palestrante – Valério Assis Souza -Fomento Paraná
17h10 Palestrante – Paulo Cesar Starke Junior – BRDE
17h30 Debate
17h50 Encerramento

Sobre a Unilivre
Fundada em 1991, a Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE, é uma organização não-governamental que promove projetos socioambientais e programas de capacitação em sustentabilidade urbana. Desde 2002, a instituição é uma entidade do Terceiro Setor, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbana e a melhoria da qualidade de vida urbana.

A Unilivre foi idealizada com o objetivo de disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais e crescimento ordenado e sustentável das cidades. Sua inauguração oficial, em 5 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo, Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>