As dificuldades de uma empresa nem sempre estão relacionadas a questões econômicas. “Muitas vezes, o problema está na gestão empresarial. Por isso, o empresário tem que sair do seu escritório e ver o que está ocorrendo no mundo. Parar e repensar sua empresa, trocar experiência com outras pessoas é imprescindível”, afirma Rainer Zielasko, presidente da Faciap, que organiza junto com a Messe Brasil o Open S.A. – Congresso e Feira das Oportunidades Empresariais, que acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, em Curitiba.
O Open S.A contará com palestras, seminários, debates e uma feira de negócios. O objetivo é apresentar ideias, soluções e tecnologias para ajudar no crescimento e desenvolvimento de empresas de qualquer porte. Segundo o presidente da Faciap, geralmente os empresários não sabem onde procurar ajuda e informações que necessitam, ou até não têm conhecimento dos investimentos e oportunidades que existem para sua empresa. “Um exemplo é a exportação. Muitos empresários ainda têm medo, mas, até pequenas empresas podem exportar. É só saber promover e manter seus produtos e serviços no mercado internacional”, aponta Rainer Zielasko.
Serão abordados temas como os fatores que interferem na competitividade das empresas no mercado nacional e internacional, assim como desenvolver o comércio exterior; como fazer sua empresa crescer com opções financeiras estruturadas e a relação entre a realidade do Bope e do mundo corporativo. Entre os palestrantes estarão Antonio Megale, diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, presidente da AEA (Associação de Engenharia Automotiva) e vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional do Fabricantes de Veículos Automotores); Paulo Storani, ex-capitão do Bope e consultor do filme Tropa de Elite; Cláudia Matarazzo, jornalista, chefe do cerimonial do Palácio dos Bandeirantes de São Paulo e autora de 13 livros sobre comportamento, moda e etiqueta empresarial; Amalia Sina, presidente da Sina Cosmética, e Ivo Lodo, presidente do Banco BVA.
Feira de negócios
Paralelamente ao congresso, uma feira reunirá empresas de segmentos como tecnologia da informação, recursos humanos, logística, planejamento, marketing e publicidade, capacitação profissional, gestão da saúde, cartões de benefícios, segurança patrimonial, meio ambiente, responsabilidade social, consumo moderno, entre outros. Nos workshops os expositores ainda poderão apresentar palestras técnico-comerciais para apontar novas soluções de gestão empresarial.
O Open S.A. – Congresso e Feira das Oportunidades Empresariais ocorrerá na Expo Unimed Curitiba, localizada na Universidade Positivo, Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5,300, bairro Campo Comprido. As inscrições estão abertas e o custo para os três dias do evento é R$ 486. Para os dias 9 e 10 de agosto, é R$ 423 – os preços são válidos até o dia 31 de julho. Mais informações pelo site www.opensabrasil.com.br ou pelo telefone (41) 4063-9995, de segunda à sexta, das 8h às 17h30.
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO:
7 DE AGOSTO
14h às 20h
Seminário Open Export
8 DE AGOSTO
18h
Novas tecnologias e projetos e os desafios de gestão das operações automotivas
Ministrante: Antônio Megale – vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Atomotiva)
9 DE AGOSTO
14h30
Construindo uma Tropa de Elite
Ministrante: Paulo Storani, ex-Capitão do BOPE e consultor do filme Tropa de Elite, abordará a relação da realidade do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Rio de Janeiro com as atividades do mundo empresarial
16h
Etiqueta ao redor do mundo – Importância do comportamento em diferentes culturas
Ministrante: Claudia Matarazzo, jornalista e autora de livros de etiqueta e comportamento, revelará comportamentos específicos, como agem e o que esperam os executivos dos principais países para negócios no mundo.
17h45
Painel: Competitividade da indústria
Ministrantes: Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR; Carlos Rodolfo Schneider, presidente da Ciser; João Alberto Magro, consultor da Agência de Fomento do Estado do Paraná e Paulo Petroni, sócio da Price Waterhouse Coopers
10 DE AGOSTO
14h30
Marketing global nas empresas brasileiras
Ministrante: Amalia Sina, presidente da Sina Cosméticos.
16h
Opções financeiras estruturadas para empresas
Ministrante: Ivo Lodo, presidente do Banco BVA