De acordo com a consultoria americana Manpower, o Brasil é o país das Américas que lidera a criação de empregos, com crescimento na ordem de 30%. Por conta da grande oferta de vagas, é comum a dificuldade de manter o funcionário na empresa. “Qualquer novo benefício ou um pequeno aumento no salário pode fazer com que um bom profissional troque de empregador”, diz o professor Marcus Garcia, mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, autor do livro Pedagogia Empresarial – Saberes, Práticas e Referências, sobre o mercado corporativo. Para reter bons talentos, a NHS Nobreaks e Estabilizadores busca valorizar seus funcionários e colaborar para o crescimento contínuo, pessoal e profissional de cada um. “Temos alguns exemplos de profissionais que construíram e continuam construindo histórias de sucesso junto com a NHS, pessoas que estão conosco há mais de 15 anos, que entraram como estagiários e hoje são coordenadores, profissionais que foram contratados como auxiliar de produção e agora são líderes de equipe”, afirma Elisabete Gomes, coordenadora de Recursos Humanos da NHS. Garcia acredita que as empresas precisam criar um ambiente com condições de trabalho que sejam atrativas à permanência do funcionário. “Há trabalhadores que estão muito resolvidos quanto ao papel e atuação e não almejam outra coisa que o reconhecimento de seu bom trabalho. Outros buscam ascensão a postos de maior responsabilidade e que geralmente estão ligados à gestão de pessoas. Para atender aos interesses dos profissionais, as empresas precisam manter-se atentas às demandas internas e aos sinais indiretos que os funcionários manifestam como apatia e até surgimento de conflitos”, explica. Heber Silva, líder de linha de montagem e colaborador da NHS há oito anos e meio, foi admitido como auxiliar de produção, passando por várias funções até chegar ao cargo de líder. “No início, estava à procura de uma empresa na qual eu pudesse ter estabilidade. Tive a oportunidade na NHS, como auxiliar de produção. Tinha minhas expectativas de crescimento tanto pessoal como financeira, mas em nenhum momento passou pela cabeça ser um líder, até porque me considerava uma pessoa muito fechada e de pouca comunicação”, conta. Para ajudar no crescimento profissional do empregado, a empresa aposta na capacitação contínua do funcionário. Elisabete explica que sempre que são percebidas necessidades de capacitação que vão além dos treinamentos internos, a empresa direciona a capacitação e/ou atualização externa, encaminhando os colaboradores para cursos. “A NHS estimula seus integrantes ao desenvolvimento contínuo, seja em relação aos estudos e formação acadêmica, seja no que se refere ao desenvolvimento humano global. Atuamos desde o incentivo ao retorno aos estudos até a promoção interna de treinamentos de habilidades comportamentais”. Sobre a NHS: A empresa completa 25 anos de experiência no mercado em 2013. Desde a fundação, alia a qualidade e a tecnologia de ponta em sua área de atuação, visando ser referência no mercado nacional de Sistemas de Energia. Oferecendo soluções completas com o melhor custo-benefício, garantia e assistência técnica. Entre os valores da NHS estão: a ética, transparência, respeito, responsabilidade, seriedade e compromisso no relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.