O XXVI Conclave Científico dos Acadêmicos de Medicina (XXVI Conciam), que terminou no dia 1º de novembro, na Associação Médica do Paraná (AMP-PR), em Curitiba, premiou trabalhos científicos. O evento, criado em 1986 pela professora Ailema Frank, é organizado por acadêmicos de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná. “O foco principal do Conciam é incentivar a pesquisa, com palestras de temas atuais, apresentação de trabalhos nas categorias, trabalhos epidemiológicos, experimentais e relatos de caso, estimulando alunos ao processo científico”, explica o acadêmico do terceiro ano de Medicina, João Guilherme Seifert Scapini, presidente dessa edição.
A seguir, os premiados:
Lista de premiados do ano:
Epidemiológicos Orais
1º Lugar: Pesquisa de coliformes totais em amostras de leite pasteurizado provindas do banco de leite humano do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Larissa H. Santana.
2º Lugar: Presença de anticorpos anti-peptídeos citrulinados cíclicos em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico – Álvaro Luz.
3º Lugar: Prevalência de alterações radiográficas em pacientes com artrite reumatoide e sua associação com o perfil clínico, demográfico e sorológico – Juan Marcello Fernandez Alcala.
Relato de Caso Oral
1º Lugar: Paniculite mesentérica – relato de caso – Mariana M. de S. Uema.
2º Lugar: Miastenia Gravis – relato de caso – Bruna Harada.
3º Lugar Síndrome de Herlyn-Werner-Wunderlich- relato de dois casos – Camila Dassi.
Experimentais Orais
1º Lugar: Anuloplastia mitral sem circulação extracorpórea: estudo experimental com sutura externa subanular em corações frescos de suínos – Yorgos Graça.
2º Lugar: Os efeitos do tratamento tópico com nitrito de sódio acidificado na cicatrização de feridas na pele de ratos Wistar – Giovanna Calil V. F. de Souza.
3º Lugar: Efeitos da aplicação da membrana amniótica em anastomoses intestinais comprometidas por quimioterapia antitumoral – Leonardo Calil V. F. de Souza.
Poster
1º Lugar: Óbito por acidente com lagarta Lonomia em paciente hipertensa – Yorgos Graça.
2º Lugar: Tumor estromal gastrintestinal metastático: relato de caso e acompanhamento por 8 anos – Beatriz Marcondes.
3º Lugar: Alterações reprodutivas em pacientes submetidas a transplantes de medula óssea no Hospital de Clínicas da UFPR – Camila Vitola Pasetto.
SC: www.conciam20wix.com/ixesc
Faculdade Evangélica do Paraná: A Instituição iniciou suas atividades em 1969 e desfruta da credibilidade junto à sociedade pela sua contribuição na área da saúde e pela qualidade dos profissionais. Após trinta anos de sua criação, pensou-se em ampliar o número de cursos dentro da área da saúde. Dando continuidade à ampliação de sua estrutura física, em 2004 foi construído um prédio de 1.600 m2 para abrigar as Clínicas Integradas, que oferecem atendimento multiprofissional na área da saúde para a comunidade, possibilitando as atividades práticas de alunos dos diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação.
As Clínicas Integradas são também campos de estágios, dando condições aos alunos e professores para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois estão estruturadas para atividade docente e laboratorial. Além das Clínicas, a presença do Hospital Universitário Evangélico no processo de aprendizagem do aluno é constante, dando suporte aos cursos de graduação da Faculdade Evangélica.