Roda musical, que acontece durante a Corrente Cultural 2014, pretende mostrar
como a atividade pode ser realizada e compartilhada com qualquer pessoa
Todas as pessoas podem fazer música. Essa é a ideia do projeto Ludus Kairós, que promoverá, com a realização da Sauí Produções, uma prática musical compartilhada gratuita nos dias 10 e 11 de novembro, na Rua da Cidadania Fazendinha, como parte das atividades da Corrente Cultural 2014. Crianças e jovens poderão “criar” músicas, independente de ter experiência na área. “Todos são bem-vindos a tocar e ninguém será julgado melhor ou pior. Cada um vai participar da roda musical como se sentir confortável. A música vai estar lá, basta acompanhar com as palmas para começar, depois pode escolher algum instrumento de percussão que estiver disponível”, explica o músico Leandro Gaertner, idealizador do projeto. Alunos da Escola Municipal Centro de Educação Integral Professor Adriano Gustavo Carlos Robine foram convidados a participar do projeto, que também é aberto para a comunidade. Inscrições pelo e-mail [email protected]
Conduzida pelos músicos-educadores Leandro Gaertner, Marcelo Ijaille e Nicolas Pedrozo Salazar, a roda musical promoverá ensino de elementos musicais de percussão e melodia, que sejam reconhecidos por todos. Para isso, serão utilizados temas do folclore brasileiro, cantigas de roda, ritmos diversos do Brasil e também de ideias que surgirem de quem estiver participando. “A criança em fase de musicalização precisa sentir a leveza de fazer música como se fosse uma brincadeira, que de tão boa, o tempo passa voando. Esse é um jogo não competitivo, em que todos ganham porque todos se divertem criando música juntos”, afirmam os músicos.
Antes da prática musical, será realizada uma oficina na qual os participantes aprenderão a fazer pífanos (um tipo de flauta) de PVC, que poderão ser usados na roda junto com outros instrumentos trazidos pelos músicos. Depois do encontro, os pífanos ficarão para o acervo da comunidade. “A oficina é para mostrar que instrumentos musicais também podem ser feitos em casa”, explicam.
As atividades não incentivam competições ou concursos. O objetivo é promover a educação musical e a união e colaboração entre todos por meio da música. “Acreditamos que pela integração abrimos um círculo maior de interessados em continuar a fazer música. Organizar um concurso serve para seus fins específicos, mas realizar uma prática musical compartilhada torna a atividade mais ampla e agregadora”, salienta Simone Nunes, da Sauí Produções, que também espera encontrar parcerias para implementar este tipo de ação em escolas e até mesmo empresas de Curitiba e região.
De acordo com os músicos-educadores, o ensino de música é importante porque a música é um bem de todos. “Aonde não existe a prática viva, a música fica relegada como mais um produto a ser comprado e consumido inconscientemente. É claro que existem os artistas profissionais, que se dedicam à técnica e à vazão expressiva por meio de instrumentos artísticos, porém, fazer arte é algo da humanidade, pertence a todos que desejarem”, salientam.
O projeto é realizado com o apoio do Fundo Municipal da Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. A ação ainda conta com parceria das empresas Expressa Comunicação e Cia da Música.
SERVIÇO
Projeto Ludus Kairós – Prática musical compartilhada
Corrente Cultural 2014
Oficina e prática musical compartilhada
10 e 11 de novembro
Local: Rua da Cidadania Fazendinha
13h30 – Oficina de construção de pífanos (flautas) de PVC
15h – Prática musical compartilhada
Entrada gratuita
Informações para Imprensa
Expressa Comunicação
(41) 3029-4031 / 3233-4032 / 3029-0638 / 9914-3095
Kristiane Rothstein – [email protected]
Camile Fonsaka Triska – [email protected]
Rhaissa Sizenando da Silva – [email protected]