A maioria das escolas, Faculdades e Universidades voltam ao seu calendário acadêmico no mês de fevereiro, após o carnaval. Após dois meses de férias, não é nada fácil voltar à rotina de aulas e às responsabilidades letivas. O psicólogo e professor da Faculdade Evangélica do Paraná, Alfredo Hauer Junior, diz que os pais e responsáveis devem estimular o estudante. “Para os jovens que vão entrar na Faculdade, é importante se adaptar a rotina de horários, trabalhos e estudos. Por isso, é recomendável acordar mais cedo uma ou duas semanas antes para aqueles que vão estudar no período matutino, evitando atrasos e quedas no rendimento”, aconselha.
Para o psicólogo, os pais também podem ajudar de diversas formas a aumentar o interesse dos filhos pelos estudos. “Antecipadamente, deve-se já estabelecer diálogos, buscando despertar o interesse pela faculdade, quer seja a partir da compra de livros, fazer uma visita à Instituição, buscar as informações necessárias a respeito da proposta pedagógica, no que se refere à missão, visão, filosofia e objetivos, verificando se está de acordo com o que o aluno e a família buscam”, explica.
A Universidade também acaba tendo um papel fundamental no incentivo à volta às aulas. A pedagoga da Faculdade Evangélica, Sirlei Terezinha Bittencourt, afirma que a maioria das instituições tem estratégias pré-estabelecidas em seu cronograma para o início do calendário. “A Faculdade Evangélica, através do setor GAMA – Grupo de Atendimento Multiprofissional ao Aluno, realiza atividades de integração entre os acadêmicos com dinâmicas para estabelecerem vínculos e levam a refletirem sobre os valores que trazem de seus ambientes familiares e cidade de origem. Posteriormente, todos os demais setores da instituição apresentam suas funções e os alunos visitam o espaço físico da Faculdade para que possam conhecer o local que passarão por alguns anos. “Na Faculdade, os veteranos preparam o acolhimento com atividades lúdicas, o trote é solidário e conduzido pela Coordenação de Extensão”, complementa a profissional.
Faculdade Evangélica do Paraná: A Instituição iniciou suas atividades em 1969 e desfruta da credibilidade junto à sociedade pela sua contribuição na área da saúde e pela qualidade dos profissionais. Após trinta anos de sua criação, pensou-se em ampliar o número de cursos dentro da área da saúde. Dando continuidade à ampliação de sua estrutura física, em 2004 foi construído um prédio de 1.600 m2 para abrigar as Clínicas Integradas, que oferecem atendimento multiprofissional na área da saúde para a comunidade, possibilitando as atividades práticas de alunos dos diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação.
As Clínicas Integradas são também campos de estágios, dando condições aos alunos e professores para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois estão estruturadas para atividade docente e laboratorial. Além das Clínicas, a presença do Hospital Universitário Evangélico no processo de aprendizagem do aluno é constante, dando suporte aos cursos de graduação da Faculdade Evangélica.