Consumidor deve ficar atento na hora de assumir parcelamentos
Com base em projeções do Banco Central, a taxa básica de juros (Selic) deve subir até o teto de 14,50% ao ano (atualmente, está em 13,75%). Isso impactará nas taxas de juros praticadas pelo mercado, trazendo aumento significativo nos preços de produtos e serviços.
“Isso significa que os juros irão ficar mais caros para o consumidor, que deverá ter a tendência de diminuir o consumo. Com um consumo menor, o que se pode esperar em um primeiro momento é uma baixa nos preços para que os produtores possam ‘limpar seus estoques’, porém, a nova produção usará novos recursos que irão precisar de novos investimentos, que serão alcançados com patamares de juros novos”, esclarece o gerente jurídico da Fiel Consultoria, Cristian Miguel.
O especialista orienta que deve-se ficar muito atento à parcelas que o consumidor assume em um financiamento. “Com os juros mais caros, ficará mais difícil enquadrar uma nova parcela de financiamento no orçamento atual, é nessas horas, que muitos se veem obrigados a ariscar com compromissos econômicos e acabam deixando de pagar algumas contas. Quando percebem, estão em uma ‘bola de neve!”
Cristian Miguel orienta para que o cliente com dificuldades financeiras procure uma renegociação, mas tomar cuidado com a oferta do credor: “muitas vezes, os juros embutidos são ainda maiores do que o contrato anterior assinado. O certo é buscar empresas ou profissionais especializados para ajudar na renegociação”, comenta.
Sobre a Fiel Consultoria
A Fiel Consultoria é uma empresa com mais de dez anos de atuação no mercado, que presta assessoria e consultoria para renegociação de dívidas de pessoas e empresas junto às instituições financeiras. Conta com uma equipe multidisciplinar, que envolve consultores, advogados e negociadores para fazer um diagnóstico individualizado das possibilidades de redução de dívidas. A empresa está presente nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná. Mais informações pelo site www.jurosabusivo.com.br.
Endereços e telefones:
Unidade Curitiba (Matriz) – Voluntários da Pátria, 301 – 8º andar – Centro
Telefone: (41) 4020-3435
Unidade Londrina – Av. Paraná, 453 – sala 303 – Centro.
Telefone: (43) 3026-7025
Unidade Maringá – Av. João Paulino Vieira Filho, 672 – Zona 1
Telefone: (44) 3224-0196
Unidade Joinville – Rua Nove de Março, 485 – sala 504 – Ed. Fraitag – Centro
Telefone: (47) 3027-7407