Desempenho do setor e exportações serão foco de café da manhã com empresários
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, estará em Curitiba na próxima quarta-feira, 5, para participar de café da manhã com empresários e autoridades do setor. Em foco, o desempenho da indústria elétrica e eletrônica neste primeiro semestre, expectativas para os próximos meses, ações desenvolvidas pela Abinee para combater a crise do setor e alternativas que as empresas estão buscando para se manter no mercado.
Humberto Barbato falará sobre o Plano Nacional das Exportações – anunciado pelo governo federal em junho, e que é uma alternativa de muitas empresas. “Temos espaço para ampliar as nossas exportações, tendo em vista o novo patamar do câmbio e o Plano lançado pelo governo. É preciso estimular a competitividade do produto brasileiro no exterior, principalmente, em um momento de restrição do mercado interno”, afirma.
Nos últimos dez anos, o setor eletroeletrônico perdeu quase a metade da sua participação nas exportações. Em 2006, as exportações do setor representavam 19,2% do faturamento, hoje, não chegam a 10%. “A nossa reindustrialização só ocorrerá se houver uma retomada das exportações dos manufaturados, que hoje representam menos de 40% do total das exportações, com forte tendência de queda”, declara Barbato.
Data: 5 de agosto de 2015 – quarta-feira, às 9h45
Local: Sala de Convenções 1 – Campus da Indústria (Cietep)
Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba
Entrevistados: Presidente da Abinee, Humberto Barbato/Diretor Regional da Abinee, Álvaro Dias Júnior