Programas de sustentabilidade fazem parte dia a dia da empresa
O tratamento e reutilização de resíduos para ajudar na preservação do meio ambiente são fundamentais para o Grupo Pioneiro, que desenvolve diversos programas de sustentabilidade em todas as suas empresas. “Temos as estações de tratamento de efluentes e de água, a compostagem e fazemos o plantio de eucalipto e florestas (nativas) para retirar do ar a mesma quantidade de gás carbônico liberada com a produção industrial”, conta o gestor do Meio Ambiente do Grupo Pioneiro, Francisco Carlos da Silva.
Na ponta da cadeia produtiva, os aviários do Grupo, os resíduos gerados, que não podem ser tratados com a água, são transformados em adubo por meio da compostagem, que utiliza as carcaças e aves mortas. “A compostagem é um importante procedimento de controle sanitário. Com baixo custo, produz adubo de ótima qualidade, que beneficia o meio ambiente e é reutilizado na agricultura”, afirma Francisco Carlos da Silva. A cama de frango (dejetos orgânicos dos frangos nas granjas) é vendida como adubo para agricultores da região.
No abatedouro, o tratamento e reaproveitamento da água evita a poluição de rios e recursos hídricos. A estação de tratamento de efluentes trata 150 m³ de água por hora, sendo que a água tratada é devolvida para o Ribeirão Fortunato e outra parte utilizada na própria empresa. Já a estação de tratamento de água (ETA) tem capacidade para 150 m³ de água por hora. Francisco Carlos da Silva explica que toda a água potável utilizada no complexo industrial passa pela estação, que funciona de segunda a sexta-feira e segue os procedimentos de controle e padrões de portabilidade da portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.
Para retirar do ar o gás carbônico (CO²) produzido pelas suas indústrias, o Grupo Pioneiro faz o plantio de eucaliptos. “O sequestro do carbono é naturalmente realizado pelas florestas e, por isso, o plantio de árvores é uma das nossas prioridades. Conforme estudos, um hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver 200 toneladas de carbono. Pelos laudos técnicos, estamos praticamente empatados em emissão e absorção”, aponta o gestor e acrescenta: “Também estamos plantando cedrinhos em quatro núcleos do Grupo Pioneiro, que ajudarão a bloquear os ventos de maior intensidade.” Para o plantio, é utilizado o adubo da Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos.
Os programas de sustentabilidade ainda incluem programas de educação ambiental em parceria com escolas e comunidade e programa de coleta e direcionamento de resíduos.
Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, no norte Pioneiro do Paraná, o Grupo Pioneiro hoje conta com três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira que, juntas, produzem cerca de 470 toneladas de alimentos e 870 toneladas de rações por dia. Todos os frangos são de origem de aviários que fazem parte do Sistema de Integração de Frango de Corte, o que ajuda no controle da saúde das aves e incentiva a agricultura familiar. A sustentabilidade é outra preocupação do Grupo, que possui Estações de Tratamento de Efluentes e Água e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos classe 2, que trata todos os resíduos orgânicos. Além disso, destina todos os resíduos recicláveis para empresas especializadas e certificadas.
Em 2010, a empresa reestruturou seu complexo industrial e recebeu a certificação para exportações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Selo de Qualidade Islamic Halal, obrigatório em países islâmicos. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em vários estados brasileiros, no Japão e em diversos países da África e Oriente Médio. Mais informações no site www.grupopioneiro.com.br