Durante a abertura oficial do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, na noite de segunda, 16, dois pesquisadores da comunidade de computação foram premiados pelo conjunto de suas obras. O professor Philippe Alexandre Olivier Navaux (UFRGS) foi agraciado com o prêmio Newton Faller e o professor Marco Antônio Casanova (PUC-Rio), com o prêmio Mérito Científico 2012.
“Agradeço mais ainda por este prêmio porque conheci o professor Newton e sei da importância dele para a ciência”, disse o Prof. Philippe. “Esse prêmio não é só para mim, mas para todos que como eu, batalham para o desenvolvimento de pesquisas na área da computação. Precisamos saber que podemos alcançar patamares internacionais com nossos trabalhos”, completou.
O professor Marco Antônio Casanova (PUC-Rio) agradeceu ao parceiro de muitos trabalhos científicos, o professor Antônio Furtado (PUC-Rio), e ressaltou a importância da colaboração. “Para nós não importava quem seria o autor e o co-autor, os trabalhos sempre foram feitos de forma colaborativa”, lembrou.
Marco Antônio Casanova também esclareceu sobre a importância de se escrever artigos científicos com, no máximo, 15 páginas. “Não devemos reclamar dos limites, eles são desafios que nos fazem escrever de forma sucinta para respeitar nossos leitores”, afirmou.
Concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), os prêmios são o reconhecimento da comunidade de computação ao trabalho científico dos pesquisadores brasileiros. O tema desse ano do CSBC 2012 é “Computação e Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil”. O Congresso, que iniciou na segunda, 16, segue até quinta, 19, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.