Com um crescimento médio de 30% ao ano, a empresa paranaense Plastilit Conexões, Tubos e Acessórios investe na construção de uma nova fábrica na Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. O início das obras será em dezembro de 2011, com previsão de inauguração para o final do primeiro trimestre de 2012. A empresa já possui uma unidade fabril na cidade de Palmeira, no Paraná. “Para acompanhar o crescimento, necessitávamos de um local mais amplo e com estrutura para aumentar a produção em proporção ao desempenho das vendas”, conta Luis Felipe Morgado, diretor comercial da Plastilit.
Serão investidos cerca de R$ 33 milhões entre a aquisição e adequação do novo local, que terá 30 mil m² de área construída mais 30 mil m² de área livre. A fábrica terá capacidade de produção de 25 mil toneladas de produtos por ano e deverá gerar 350 novos empregos diretos na cidade. A nova fábrica está localizada em um ponto estratégico, na BR 116, principal eixo de ligação entre as regiões sul, sudeste e nordeste. “A localização estratégica nos deixará mais ágeis na logística de entrega dos produtos”, conta o diretor comercial.
Outro fator importante para a construção da nova fábrica é o investimento que grupo fez em novos produtos, como forros de PVC, torneiras em ABS, assentos sanitários, caixas sifonadas e conexões de grandes dimensões. “Temos a previsão de muitos outros lançamentos para o segmento de Construção Civil. Por isso, precisávamos também de maior espaço físico para agregar equipamentos e laboratórios para esses novos produtos”, observa Pedro Silveira, gerente de Marketing da Plastilit.
Ações para o desenvolvimento
Diversas ações da Plastilit estão contribuindo para o crescimento da empresa. O processo de implantação dos ISO’s 9.001 e 14.001 estão contribuindo no desempenho da produtividade e qualidade na produção. A empresa está implantando dois sistemas que ajudarão na logística e venda dos produtos. O primeiro é a Rastreabilidade de Lote (desenvolvido em parceria com a multinacional Toledo), sistema no qual todas as embalagens de produtos são pesadas e liberadas somente com etiquetas de rastreamento do lote de produção. “Caso a quantidade ou peso de um produto esteja fora do padrão ou do pedido do cliente, o sistema aponta o erro e o lote só é liberado após a correção. É uma medida que torna a logística muito mais efetiva e garante mais confiança e tranquilidade na entrega”, assegura Luis Felipe.
Também foram implementados novos softwares de gestão e vendas. “Um deles é uma solução completa para automação da equipe comercial, que pode ser utilizado em smartphones, PDAs, celulares ou web. Com isso, é possível gerenciar a equipe de vendas a distância, permitindo que todas as políticas comerciais sejam seguidas.”
Mão de obra
Para melhorar o atendimento e abranger regiões que antes não eram atendidas, a empresa também dobrou o número de colaboradores da sua equipe interna de vendas e representantes. “Com isso, hoje a Plastilit chega a qualquer cidade do país”, salienta Pedro Silveira, que desde 2010 reestrutura toda a área de Marketing. “Foram criados nova campanha de comunicação e materiais de apoio para a venda, com um diferenciado catálogo técnico de produtos, apresentações digitais interativas, materiais de PDV e reforçamos a capacitação da nossa equipe interna e externa de vendas. Ainda nesse ano lançaremos nosso portal, voltado para todo o segmento de Construção Civil, recheado de informações da indústria, do varejo e do governo que irá interessar a todo o nosso público”, afirma Pedro Silveira.
Sobre a Plastilit
Fundada em 1988, a paranaense Plastilit – Conexões, Tubos e Acessórios oferece produtos fabricados com a mais alta tecnologia, primando sempre pela qualidade e principalmente, respeitando o consumidor. Destacou-se ao longo do tempo pela seriedade e competência no atendimento ao segmento de materiais para construção, tendo desenvolvido uma equipe de alto desempenho, formada por profissionais com larga experiência neste mercado. A Plastilit se fortaleceu com o nascimento de mais uma empresa do grupo: a Polifort, especializada em linha de forros de PVC. Hoje, a empresa está entre as quatro maiores produtoras de conexões de PVC do país.