Plastilit investe em projetos de responsabilidade socioambiental

Para conscientizar seus colaboradores sobre a importância da responsabilidade socioambiental, a Plastilit Conexões, Tubos e Acessórios e a Polifort, empresa do grupo que atua no segmento de forros em PVC, estão implantando projetos de responsabilidade social e ambiental.

Recentemente, o Grupo implementou kits com canecas de porcelana e squeezes personalizados para reduzir o uso de copos plásticos para seu público interno. “Todo o material faz parte da campanha ‘Eu ajudo a preservar o meio ambiente’, que propõe atitudes de uso consciente dos materiais na empresa”, conta Pedro Silveira, gerente de Marketing da Plastilit.

Em apenas 30 dias, houve uma redução de quase 50% na utilização de copos plásticos descartáveis. “Antes de utilizarmos as canecas e squeezes, a Plastilit consumia cerca de seis mil copos. Para dezembro, temos a previsão de compra de apenas três mil copos”, aponta Eliziane Cláudia, integrante do Comitê 8’S da Plastilit. Foram produzidas 150 canecas e 150 squeezes. O investimento inicial foi de R$ 1.100. “Por enquanto não temos uma previsão de manutenção, pois a durabilidade dos produtos dependerá do cuidado individual de cada funcionário”, observa.

A campanha de preservação ambiental ainda incentiva o reaproveitamento de papéis como rascunho, separação do lixo reciclável em orgânico, reciclável, metais e vidros e possui postos de coleta de pilhas e baterias. Todas as ações são a continuidade da implantação do programa 8’S, que aconteceu no primeiro semestre deste ano. O programa proporciona vários benefícios como a racionalização do tempo, redução do estresse, qualificação do profissional, melhoria das relações humanas, incentivo à criatividade entre outras qualidades. “O comprometimento é fundamental, pois cada um deve fazer sua parte. O programa só é totalmente implantado quando todos acreditam na ideia e desejam para si as mudanças de comportamento propostas”, salienta Eliziane Cláudia.

Responsabilidade social
Outra ação promovida pelo Grupo Plastilit é a ajuda ao Projeto Inclusão Digital, que desde 2008 promove aulas de informática para os moradores na Associação de Moradores da Vila Rosa em Palmeira, Paraná, cidade onde está localizada a fábrica da empresa. “Durante a implantação de um novo sistema na fábrica, ficamos sabendo desse projeto, iniciativa de um de nossos colaboradores”, conta Lucia Cléia Goulart, gerente administrativa da Polifort.
A empresa ajudou inicialmente o projeto com doação de computadores e impressoras. “Começamos com a doação de dois computadores e uma impressora, mas pretendemos doar todos os equipamentos de informática que precisarem ser substituídos na Associação”, afirma Cléia Goulart.

Qualquer morador da comunidade pode participar das aulas. As turmas são formadas de acordo com a idade e alfabetização dos alunos. “Como todo o trabalho do projeto é voluntário, a quantidade de turmas, número de equipamentos e disponibilidade de horários depende da ajuda de voluntários”, salienta Pedro Loureiro de Barros, criador do projeto e funcionário da Plastilit.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>