Pilotto diz que é contra a terceirização da saúde e “lobby” dos industriais em sabatina da Rede Mercosul/Record News Paraná

O entrevistado desta sexta-feira, 22, será Geonísio Marinho, do PRTB

“Um grande empresário não faz doações, faz investimentos! Por isso, o estatuto do PSOL proíbe doações de banqueiros, da agroindústria e áreas da economia que criticamos. Não recebemos doações de empresas que tenham dívidas trabalhistas, ambientais e ligadas ao poder público”, disse Bernardo Pilotto no início de sua sabatina na Rede Mercosul/Record News Paraná na última quinta, 21, afirmando que seu principal diferencial são os princípios de seu partido. “O PSOL não é crítico apenas ao governo petista, fazemos denúncias contra os tucanos e qualquer partido que precisar. Fazemos isso, porque não temos ‘rabo preso’ com ninguém”, garantiu o candidato que foi entrevistado por uma hora pela diretora de Jornalismo da emissora, Ligia Gabrielli, o colunista da Rede, Eduardo Simões, e os jornalistas de política Roger Pereira e Elizabete Castro, do portal Vanguarda Política. A sabatina foi assistida por alunos da PUCPR e da Uninter.
O candidato também explicou o porquê de recusar participar do café da manhã promovido pela Federação da Indústria do Estado do Paraná – Fiep. “Para nós (PSOL), esse formato não significa um debate produtivo. Uma coisa é diálogo, outra coisa é lobby e os empresários estão chamando os candidatos para fazer lobby”, acusou.
Aos 30 anos, o sociólogo é o mais novo candidato ao governo do Estado, diz que é o único especialista em saúde por fazer mestrado e já ter atuado na área, e que uma maior experiência não lhe faz falta. “Para quem quer experiência tem o Sarney”, provocou, fazendo alusão ao comportamento político do ex-presidente e atual senador. “Quem votar no PSOL está votando justamente porque não quer o toma lá da cá entre o Executivo e Legislativo”, destacou.
Pilotto defende um governo participativo e é contra a terceirização da saúde, como é o caso proposto para o Hospital de Clínicas. “A administração direta tem condições de resolver os problemas de saúde. Hoje, uma das grandes questões do hospital é que possível ser feitas denúncias. A terceirização enfraquece essa possibilidade”, e completou: “Médicos do HC têm interesse em terceirizar para beneficiar as empresas que eles querem”
O candidato respondeu aos jornalistas sobre a relação do PSOL com o movimento Black Bloc – grupo violento que participa das manifestações de rua pelo país afora. “As manifestações são um ganho para a sociedade, mas o PSOL entende que a forma correta de participar é a organizada. O melhor método não é quebrar vidraça, acreditamos que é preciso convencer esses jovens a uma melhor participação, mas não somos contra eles”, disse.
O candidato falou ainda sobre agricultura e uma mudança de visão. “Estamos no século XXI e é preciso ter mais produtos com valor agregado”, disse. “Vendemos soja para gado na China com gente passando fome aqui! Nós defendemos a mudança da matriz da agricultura.” Pilotto falou ainda sobre a cobrança de impostos e incentivos fiscais. “Não queremos empresas oportunistas. Em Campo Largo a multinacional americana Chrysler recebeu incentivos fiscais e depois foi embora e sobrou desemprego e favela”, afirmou. O candidato ainda defendeu o que chama de socialização da riqueza. “Precisamos cobrar mais impostos dos mais ricos e menos impostos dos mais pobres.”
A sabatina foi transmitida ao vivo em rede estadual de televisão e via internet, pelo endereço www.redemercosul.com.br e pelo site www.vanguardapolitica.com.br, pelo grupo de Rádios Terra Nativa e coberta pelo portal Bonde.com.br do Grupo Folha de Londrina e pelo Portal Comunicare, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O entrevistado desta sexta, 22, às 19h, é Geoníso Marinho, candidato do PRTB e na segunda, 25, o ex-governador e senador, Roberto Requião.
Confira a ordem das sabatinas, definida em sorteio:
18/08 – Ogier Buchi (PRP)
19/08 – Beto Richa (Coligação Todos Pelo Paraná)
20/08 – Tulio Bandeira (PTC)
21/08 – Bernardo Pilotto (PSOL)
22/08 – Geonísio Marinho (PRTB)
25/08 – Roberto Requião (Coligação Paraná com Governo)
26/08 – Rodrigo Tomazini (PSTU)
27/08 – Gleisi Hoffmann (Coligação Paraná Olhando para Frente)
Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.
Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.
A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14,Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.
Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.
Mais informações: www.redermercosul.com.br e siga-nos no facebook: www.facebook.com/recordnewspr .

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>