Paraná Metrologia confirma a realização da Conferência Smart Energy 2016

Conferência Internacional debateu os principais entraves do setor de energias renováveis no Estado e no País

Ocorrerá no mês de setembro do ano que vem, em Curitiba, a próxima Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2016. A edição 2015 terminou esta semana e a próxima já começa a ser discutida. “Tivemos um trabalho muito intenso, em que foram discutidas todas as tecnologias que estão sendo tratadas com relação a distribuição e geração de energia, para que possamos ter um mundo menos dependente de energias fósseis ”, avalia Celso Romero Kloss, superintendente do Paraná Metrologia – organizadora do evento.

Paralelamente, ocorreu o II Seminário de Energias Renováveis como vetor do Desenvolvimento do Oeste do Paraná, a Feira Tecnológica de Energias Renováveis e a reunião da Câmara Técnica de Energias Renováveis do Programa Oeste Desenvolvimento. O evento, que aconteceu em Foz do Iguaçu, contou com participantes da iniciativa privada, instituições públicas, 32 palestrantes e moderadores. Entre eles, o pesquisador italiano e professor Giuliano Grassi, presidente da European Biomass Industry Association (Associação Europeia de Indústria de Biomassa), que trouxe exemplos da utilização de biomassa em seu país. “Na Europa, o primeiro país a utilizar energias sustentáveis foi a Alemanha, depois o Vaticano – até por preocupação do clérigo – e em terceiro a Itália”, contou Grassi. “O Brasil, pela grande quantidade de biomassa, deveria ser utilizada mais e melhor”, considerou.

Ocorreram oito painéis com os temas centrais: iniciativas paranaenses, energias inteligentes e o mercado, bioenergia e desenvolvimento socioeconômico, fontes renováveis na matriz energética, políticas econômicas de incentivo e regulamentação, geração distribuída e smart grid, logística reversa, energias renováveis e eficiência energética. O espaço empresarial trouxe informações sobre certificações, construção de edifícios verdes, ISO 50.001, entre outros assuntos.

Ainda durante o evento, ocorreu a entrega do 3º Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa Brasil concedido a nove empresas e um pesquisador. Foram premiadas as empresas New Holland, Vermeer Equipamentos e Tecnologias, Tajfun do Brasil Equipamentos Florestais, Doppstadt–Rimac, Colhicana Equipamentos e Gel Gaboardi Energia Limpa por apresentarem iniciativas de energia alternativa utilizando biomassa.
A Copel, Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep) e Itaipu Binacional receberam o prêmio destaque de incentivo ao uso de energias renováveis. O projeto acadêmico de destaque 2015 foi entregue a Javier Escobar, aluno de doutorado da USP, pelo projeto “a produção sustentável de madeira para energia no Brasil – o caso dos pellets de madeira” – que descreve o uso de plantações de florestas energéticas de curta rotação no Brasil a fim de diminuir o uso de madeira de desmatamento.

ICMS e Geração Distribuída
Um dos temas abordados e de grande interesse dos participantes é a possibilidade de isenção de ICMS no uso de geração distribuída de energias. “O Governo mostrou-se simpático à ideia de fazer alguma coisa que estimule e incentive a geração distribuída no Paraná. Mas, a Secretaria da Fazenda tem algumas dificuldades, principalmente, quando se fala em renúncia de receita, em um momento muito crítico da economia. Saiu recentemente uma lei federal, que cria o mecanismo de isenção fiscal para PIS/Cofins, então, esperamos voltar a esse assunto para sensibilizar o Governo do Estado a fim de poder incentivar e expandir mais a geração distribuída no Paraná”, disse diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Santo Daleffe.

Eficiência energética na indústria paranaense
Foi apresentado na Conferência, em primeira mão, o resultado do estudo do setor de energia considerando as Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, realizado pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e com GSMB Energy Efficiency. O estudo iniciou em 2013 e pesquisou 180 empresas, de grande e médio portes, dos setores moveleiro, metalúrgico e de alimentos no Paraná.

O resultado mostrou que para a grande maioria das empresas, cerca de 70% delas, a eficiência energética está entre as ações estratégicas, contudo não possuem comissões internas, profissionais capacitados ou projetos de eficiência energética.

Participantes e apoiadores
A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015 foi organizada pela Paraná Metrologia, e realizado pelo Sebrae-PR e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado Paraná. Contou com o poio do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR e o patrocínio do BRDE, da Copel, da Fiep, da Itaipu Binacional e da Sanepar.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>