Palestrantes criativos são atração do Pecha Kucha Night – Vol. 3

O Pecha Kucha Night – Vol. 3 – evento internacional de palestras criativas, ocorrerá nesta sexta, 12, às 20h20, no Galpão Thá Cultural. Nesta edição, 14 palestrantes apresentam temas bem variados como, maratona na neve, viagem de bicicleta, design provocativo, estudo sobre a morte, sedução, entre outros. Eles contarão suas ideias em apenas 6 minutos e 40 segundos, utilizando 20 imagens, sendo que cada uma só poderá ficar projetada por 20 segundos.

Organizado pela A Grande Escola e Aldeia Coworking, o evento chegou a Curitiba em outubro de 2011 e agora se firma no calendário alternativo da cidade. Os interessados em participar devem curtir a página oficial do evento no Facebook (http://www.facebook.com/pkncwb), e ficar atentos às promoções para adquirir os ingressos. Mais informações pelo [email protected].

Confira quem serão os palestrantes e seus temas:
Palestrantes: Alexandre Costa Nascimento, Fabiano Vianna, Jean Sigel, Daniel Rezinovsky, Fernando Kanarski, Butcher Billy, Rodrigo Brito, Diogo Busse, Juliano Monteiro, Eduardo Rebola, Marcelo Alves, André Mendes, Fernanda Pauliv e Brunno Covello.

Alexandre Costa Nascimento
Editor de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo
O jornalista cruzou de bicicleta o continente africano no Tour d´Afrique (TDA). Em suas 11 edições, o TDA já reuniu cerca de 500 ciclistas de mais de 20 países. “Fui o primeiro representante da bandeira verde e amarela e o primeiro ciclista latino-americano a fazer parte dessa jornada épica”, conta Alexandre que apresentará um pouco do que viveu no PKN 3. A partida foi no dia 11 de janeiro na Cidade do Cairo (Egito) e a chegada no dia 11 de maio, na Cidade do Cabo (África do Sul). Foram quase 12 mil quilômetros e dez países: Egito, Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Malauí, Moçambique, Zâmbia, Zimbábue, Botsuana, Namíbia e África do Sul. “Atravessei o deserto do Sudão, recortando as paisagens bíblicas da Etiópia e as acidentadas montanhas de Simian. Depois de cruzar a linha do Equador, no Quênia, a pedalada passou aos pés do lendário Monte Kilimanjaro, pelo o Lago Malauí, nas Victoria Falls e ao longo das bordas do magnífico Kalahari, dos desertos da Namíbia, terminando na magnífica Cidade do Cabo, no extremo Sul do continente”, lembra.

Butcher Billy
Designer
O designer Butcher Billy abordará suas criações nada convencionais. “Vou mostrar os meus projetos visuais que tiveram mais exposição”, diz. Ele se refere às suas ilustrações que transformam figuras polêmicas da atualidade, como o presidente da CDH (Comissão de Direitos Humanos e Minorias), o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e o terrorista Osama Bin Laden, em vilões dos quadrinhos e do imaginário coletivo. Feliciano se tornou o diabo e Bin Laden, o Duende Verde. “Vou falar sobre as diferentes reações do público pela internet, que teve acesso aos materiais”, conta.

Brunno Covello
Fotógrafo da Gazeta do Povo
Como fotógrafo de mão cheia, seu último trabalho de maior destaque foi a cobertura das manifestações que ocorreram em Curitiba. Longe de serem meramente ilustrativas, suas fotos são viscerais e contextualizadas. “Na minha apresentação, vou focar nas dificuldades, riscos, bem como a minha visão sobre tudo que aconteceu na cidade nestes dias de protestos”, explica. As fotos repercutiram no veículo impresso e também nas mídias sociais.

Daniel Rezinovsky
Filófoso, terapeuta e pesquisador
“Há vários anos comecei a sentir pela primeira vez a morte como o fato central da vida. Entrei numa crise e comecei a buscar nos livros, na meditação e na espiritualidade o que as grandes tradições tinham refletido a respeito. Encontrei então, um tema que me marcou profundamente: que existe algo chamado de iluminação espiritual, um estado de consciência raro que os escritos descreviam como morrer antes de morrer, ou tomar consciência plenamente da morte em vida”, explica o filósofo. Em sua apresentação, Daniel abordará o estudo da morte, seus conceitos e o que encontrou nessa busca. “Com os anos, as minhas experiências de vida e de meditação foram me mostrando a verdade disso, e como a morte é uma espécie de espelho, no qual o verdadeiro sentido da vida se revela”, afirma.

Diogo Busse
Diretor de Política Municipal sobre Drogas
Diogo Busse é advogado, músico, professor universitário, pesquisador da UFPR e agora é o diretor de Política Municipal sobre Drogas, de Curitiba. Para combater um dos maiores problemas da atualidade, Busse busca na experiência pessoal algumas saídas, das quais falará em sua apresentação. “Quando me formei em Direito, aos 22 anos, sem saber exatamente o que fazer profissionalmente e que rumo seguir, me afundei nas drogas e me vi diante da situação de reconhecer que eu tinha um grave problema e que precisava de ajuda”, conta. Após três internamentos em clínicas para tratamento da dependência química, ele conseguiu deixar o vício. “Durante alguns anos eu e minha família sofremos muito por causa desta situação. Falarei sobre alguns acontecimentos que contribuíram para a minha recuperação e para este despertar e como foi esta caminhada até aqui”, diz.

Eduardo Rebola
Empresário e publicitário
Que tal conhecer cidades como um nativo e não um mero turista. Esta é a proposta do guia Home City Home, criado (e testado na prática) pelo publicitário Eduardo Rebola. Para construir seus guias, Rebola conheceu três cidades a fundo, a partir de dicas dos moradores locais.

Fernando Kanarki
Blogueiro
Apaixonado por tecnologia, Fernando mostrará que mesmo uma das viagens mais inimagináveis pode ser planejada e realizada, de forma mais simples do que qualquer pessoa normal possa imaginar. Com o uso da web e seus aparelhos tecnológicos, Fernando perdeu o medo de explorar o mundo e criou seu próprio método de viajar por destinos inusitados, deixando de lado os “padrões” escolhidos pela maioria dos viajantes. Com menos de R$ 7.000, fez sua primeira viagem para a Europa, conheceu a neve, fez aula de esqui e, de quebra, presenciou um dos fenômenos mais incríveis da natureza, a Aurora Boreal. A apresentação contará os detalhes do planejamento e viagem, da caça à Aurora Boreal e como a tecnologia ajudou a deixar tudo mais fácil.
“O objetivo é mostrar para as pessoas que dá pra viajar simplesmente se planejando e usando a tecnologia e web, ou seja: deixa de ser bobo, compra uma passagem na louca e vai viajar”, diz.

Juliano Monteiro
Arquiteto
“Sou um cara que sempre se interessou por estar em movimento. Imagina um fedelho que com oito anos disse pra mãe que queria dançar, se metia em tudo que é esporte e depois escolheu fazer uma faculdade que trabalha com a Construção Civil, algo que parece permanecer imutável durante anos? Este sou eu”, define-se o arquiteto Juliano Monteiro. Sua apresentação será uma mistura bem humorada entre sua vida pessoal e o seu trabalho. “Visualizo agora minha produção como um score que transcreve em escala e materialidade a relação corpo e espaço. Ver o objeto construído não como algo congelado para as próximas gerações, mas sim como algo que recebeu uma primeira orientação e continua se desenvolvendo através das situações que ele suporta”, diz.

Rodrigo de Méllo Brito Silva
Empresário e empreendedor
Diretor de Parcerias e Oportunidades de Impacto da Aliança Empreendedora, Rodrigo Brito Silva ajudou a desenvolver centenas de empreendedores de baixa renda em todo o mundo. “Apresentarei algumas histórias dos mais de 15 mil empreendedores que já apoiamos e que pude conhecer em diversos cantos do Brasil e do mundo”, diz. Com o tema “Não corra o risco de ter um emprego”, ele abordará como ser um empreendedor.

Outras histórias:

André Mendes
Artista plástico curitibano que ganhou destaque internacional.

Fabiano Vianna
Editor da LAMA
Produz Fotonovelas.

Fernanda Pauliv
Consultora de Arte da Sedução.

Jean Sigel
Empresário
Explora a natureza paranaense e hipnotiza siris.

Marcelo Alves
Maratonista que corre na neve, completou a maratona do Polo Sul.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>