A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde e é a responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. No sábado, 30 de novembro, “Dia Nacional de Combate ao Câncer”, os dermatologistas vão se mobilizar para uma das maiores campanhas médicas do país. Irão examinar gratuitamente a população para prevenção e diagnóstico de uma doença que deve registrar mais de 140 mil novos casos este ano no Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Se uma pessoa tem qualquer um dos fatores que podem levar à doença deve comparecer aos postos e realizar o exame preventivo gratuito. Apresentam fatores de riscos pessoas que:
- Têm histórico de câncer de pele na família;
- Têm pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia;
- Têm cabelos claros;
- Têm olhos claros;
- Têm pintas pelo corpo;
- Já sofreram queimaduras pelo sol;
- Têm sardas na face e/ou ombros;
- Já tiveram câncer da pele;
- Ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção;
- Têm pinta que muda de cor;
- Têm feridas que não cicatrizam;
- São idosos.
- São albinos.
Calculadora de risco para câncer da pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma calculadora de riscos para câncer da pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário desenvolvido por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro. Os resultados fornecidos pela calculadora são apenas de caráter informativo, não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.
Para acessar, basta entrar no endereço:
http://www.sbd.org.br/campanha/cancer/calculadora.aspx