Goethe-Institut Curitiba vence as dificuldades das aulas em ambiente virtual e mantém a conversação e o acompanhamento constante dos professores
A Educação foi uma das áreas que mais precisou se adaptar e lançar mão de tecnologia e criatividade para atender às novas demandas impostas pela pandemia da covid-19. Para manter a mesma motivação e interatividade ao ensinar um novo idioma, focado na conversação desde o primeiro encontro e na sua cultura, o Goethe-Institut Curitiba também precisou se adequar rapidamente. Prestes a lançar um novo curso, em abril de 2020, o Instituto fez as adaptações necessárias para o ambiente virtual com uma semana de pandemia decretada. “Precisávamos ser rápidos para nos adaptar. Em quatro dias estruturamos um novo formato de aula por plataforma, para não ter interrupção das atividades. O início da pandemia foi muito tenso para todo mundo e nosso objetivo foi e continua sendo a continuidade das aulas e do aprendizado individual de forma eficiente e, sobretudo, segura. Como a conversação faz parte da nossa metodologia de ensino, o uso de plataformas virtuais encorpadas foi muito importante para manter essa caraterística em todas as aulas”, comenta a gerente Claudia Römmelt.
Claudia lembra que para apresentar a cultura alemã foram criados os minicursos gratuitos em ambientes digitais com o objetivo de despertar o interesse da comunidade em geral nos temas e fazê-la perceber que a interação, mesmo a distância, pode ser bem interessante. “Os minicursos são variados e sempre temos muitos participantes, já ocorreu até de não conseguirmos atender a todas as solicitações”, esclarece Péricles Bostelmann, funcionário do setor de cursos do Goethe-Institut Curitiba.
O desafio foi grande, mas, nem por isso, o Instituto deixou de ter novos estudantes já na primeira onda da pandemia. Gabriel Munhoz de Mello é um dos novos alunos que ingressou no Goethe-Institut justamente durante esse período. “Nas aulas jamais temos um professor falando horas e horas sem parar, afinal, assim não se aprenderia nada. Quando faço perguntas, recebo respostas completas e inteligentes, com exemplos e explicações. A interação acontece não apenas entre professores e alunos, mas também entre colegas. Em grupo, lemos textos, debatemos temas e montamos apresentações. Além disso, temos momentos de descontração para praticarmos o vocabulário e a pronúncia do idioma”, conta.
De acordo com a professora Daniela Gertsch, realmente não é preciso ter receios de se aprender menos ou com qualidade inferior ao fazer cursos em plataformas digitais. “Vivemos um cenário de readaptação e é um bom momento para otimizar o tempo e ver que esses receios não estão corretos, pois nossos cursos estão estruturados de modo que a qualidade e a fluência das aulas permanecem, e a comunicação e a interação continuam em foco”, esclarece.
Para quem deseja começar a aprender o idioma alemão, o Goethe-Institut Curitiba está com matrículas abertas do Curso de Alemão Online Live Superintensivo, ideal para iniciantes e pelo qual é possível avançar um módulo em apenas três semanas. As aulas serão entre os dias 8 e 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h45. As inscrições ocorrem somente pelo https://www.goethe.de/curitiba e a mensalidade está com 20% de desconto.
Aprimoramento de ensino
Gabriel procurou o curso por ter escolhido fazer Licenciatura em Alemão na graduação de Letras. Com a interrupção por meses de suas aulas, começar um curso, segundo ele, foi uma alternativa, pois um idioma estrangeiro exige regularmente estudo e prática, com leitura, conversa e escrita.
Ele já cursou dois superintensivos e percebeu mudanças no formato do aprendizado. “De um curso para outro, notei o aprimoramento dos professores e das metodologias. Fui de um alemão básico para avançado apenas virtualmente. E por isso tenho certeza de que o aprendizado de uma língua estrangeira pode ocorrer tanto na escola ou na universidade como em casa. O que importa é o empenho de quem aprende e a excelência de quem ensina”, considera Gabriel Munhoz de Mello.
Curso que vai além do idioma
Um outro diferencial do Goethe-Institut é promover uma imersão na cultura alemã, que no ambiente virtual é feita por meio da inclusão de informações das mais variadas áreas de conhecimento. “Os mecanismos de ensino incorporam conteúdos como história, política, geografia e literatura, da Alemanha e de outros países germanofalantes. Assim, estuda-se a língua e concomitantemente a cultura. Isso estimula os alunos”, aponta o aluno.
Embora a biblioteca especializada do local esteja fechada ao público devido à pandemia, o acesso a esses materiais também pode ser feitos de casa. “Pela Onleihe, biblioteca digital do Goethe-Institut, temos acesso on-line a jornais, revistas, livros e até filmes em alemão. Todo mês empresto um material diferente. Também ouço podcasts e músicas, pela plataforma. Afinal, o importante é conviver com a língua muito além das aulas”, afirma Gabriel Munhoz de Mello.
Mais informações sobre os cursos do Goethe-Institut Curitiba podem ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3262-8244 – atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Sobre o Goethe-Institut Curitiba
Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.
O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV. Devido à pandemia, o atendimento presencial está temporariamente suspenso. Os canais de comunicação são o e-mail [email protected] e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba: https://www.goethe.de/curitiba.
Serviço: Curso de Alemão Online Live Superintensivo
Data: 8 a 29 de julho
Horário: 18h30 às 21h45, de segunda a sexta-feira
Matrículas: pelo site https://www.goethe.de/curitiba
Mais informações pelos telefones (41) 3262-8244 e (41) 9 9685 0779 – atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, ou por e-mail: [email protected]
Preço: R$ 2.880 – parcelamento disponível em cartão de crédito. O material didático não está incluso.