A sensibilidade que torna a música e a solidariedade uma parceria perfeita, estará presente na agenda cultural 2012 da capital paranaense. Durante o ano, a Orquestra Curitiba Sinfônica apresentará, no Castelo do Batel, a série “Grandes Concertos Solidários”, que terá toda a arrecadação adquirida na venda de ingressos revertida para o Hospital e Maternidade de Sengés, região dos Campos Gerais, que ainda sofre com os estragos em decorrência da enchente de 2010.
À frente do espetáculo está a Luminae Produções Culturais e a Direção Artística está a cargo do Maestro Daniel Bortholossi. As apresentações serão temáticas e a primeira do ano, “Noite Lírica Inesquecível”, ocorrerá no dia 20 de abril, às 20h, com regência de Bortholossi. Serão executadas famosas árias de ópera e cantores líricos interpretarão melodias de grandes musicais.
O segundo espetáculo ocorrerá em julho e trará ao público a lembrança da época dos palácios e castelos da cidade mais musical do mundo: Viena, com o maestro Dian Tchobanov.
O terceiro espetáculo terá o virtuoso regente Sérgio Robert Bokor, acompanhado de Marija Bokor. “Será um encontro de gerações, em que um grande maestro da Sérvia dirigirá a própria filha”, conta o diretor artístico Daniel Bortholossi.
O concerto de encerramento da série, sob a regência de Bortholossi, fará uma homenagem à música brasileira, e contará com a participação de Derico Sciotti (músico do Sexteto do Programa do Jô) e da aclamada cantora lírica Andreia de Souza.
Os espetáculos contarão com várias ações para arrecadação de fundos, que ajudarão a reformar o Hospital e Maternidade Sengés – único do município. Por falta de recursos, a instituição mantém fechados o Centro Cirúrgico, Obstetrícia e a Central de Materiais e Lavanderia.
Sobre a enchente de 2010
Em 2010, Sengés sofreu uma das maiores tragédias naturais de sua história: em 29 de janeiro, o Rio Jaguaricatu, que corta a cidade, subiu mais de 10 metros e inundou grande parte do município. O excesso de água provocou a destruição de dois trechos da rodovia principal, deixando os moradores da cidade ilhados. Sem acesso à água encanada, rede elétrica e telefonia, a cidade parou.
A enchente causou mortes, prejuízos financeiros e o Hospital e Maternidade de Sengés passou a enfrentar aquele que seria seu maior problema em anos. Com a intensidade das chuvas, o chão do terreno em que a instituição está instalada cedeu, resultando em trincas e rachaduras em diversos pontos do prédio. Como o Hospital já sofria com a falta de recursos para manter a construção em perfeitas condições, o abalo na estrutura foi altamente desastroso.
O Hospital, que foi fundado m 1968, foi interditado pela Vigilância Sanitária. Depois de muito esforço da nova Direção, a instituição foi reaberta parcialmente, mas ainda sofre com a sequência de problemas.
Serviço: Os convites para a “Série Grandes Concertos Solidários” estão à venda pelo site: www.curitibasinfonica.com e também no escritório da Luminae Produções Culturais, na Av. Vicente Machado, 1.746 – Batel. Horário de Atendimento, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações pelo fone (41) 3015-4642.