Ogier Buchi rejeita o rótulo de “laranja” do atual governador em sabatina Rede Mercosul/Record News Paraná

O entrevistado desta terça, 19, é o candidato à reeleição, Beto Richa

O advogado Ogier Buchi foi o primeiro candidato a ser entrevistado no ciclo de sabatinas que está sendo realizado pela Rede Mercosul/Record News Paraná. A transmissão foi ao vivo na noite dessa segunda, 18, e por uma hora a diretora de Jornalismo da emissora, Ligia Gabrielli, o colunista da Rede, Eduardo Simões, e os jornalistas de política Roger Pereira e Elizabete Castro, do portal Vanguarda Política, entrevistaram Buchi.
O candidato começou a entrevista afirmando que se for eleito deverá ampliar “bons programas do atual governo”, o que gerou questionamento dos entrevistadores. “O senhor, às vezes, é acusado de ser laranja do atual governador?”, comentou a jornalista Lígia Gabrielli. “Eu sou o candidato amarelo e azul, que são as cores do meu partido, e se eu fosse laranja, seria o Robben, da Holanda”, disse, fazendo uma inferência a um dos melhores jogadores da atualidade, o ponta Arjen Robben.
Os entrevistadores também questionaram o fato de dois filhos dele trabalharem no governo de Beto Richa: Arthur Felipe de Leão Buchi (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) e Maria Eduarda de Leão Buchi Giglio (Secretaria de Comunicação Social). Segundo Buchi, hoje apenas o filho trabalha no atual governo e disse que não precisa poupar críticas a ninguém. “Meu partido tem liberdade, eu não tenho conchavo. Devo prestar contas apenas ao povo do Paraná”, afirmou e enfatizou: “Na vida pública brasileira tem ladrão em todos os lugares (…) Eu sou adversário do PSDB, PT, PMDB”, ressaltou. Sobre ter ligações com Aécio Neves, disse que a referência ao partido tucano é apenas em âmbito nacional. “Meu alinhamento com o PSDB é nacionalmente, não no estado.”
Ao ser questionado pelos entrevistados sobre quais críticas faz ao atual governo, citou a segurança pública e a educação: “Em 1990, tínhamos um efetivo de 120 mil policiais militares, hoje este número permanece igual… A educação na região centro-oeste é deficitária”, comentou.
Os entrevistados lembraram o fato de o candidato ter mais rejeição do que intenção de voto: 7% contra 1%. “É impossível que eu tenha 7% de rejeição, o mesmo que os candidatos dos partidos menores”, disse, questionando as pesquisas. Ao falar de governos anteriores, lembrou das altas taxas de pedágio pagas no Paraná. “Quem paga o pedágio é o povo, quando eu for eleito não sei se vou romper os contratos ou vou readequá-los.”
Sobre propostas adiantou que irá diminuir as secretarias estaduais, das 19 existentes para 12. “Vou diminuir das 29, porque dez não são chamadas de secretarias, mas têm estrutura de uma, para 12. Vou priorizar as pastas da Saúde, Educação, Fazenda, Casa Civil, Segurança Pública e Turismo”, afirmou e arrematou: “Vou valorizar o funcionalismo público e diminuir os cargos de comissão, de 3 mil para 2 mil.” Ressaltou ainda que seus secretários terão um perfil técnico. “Meu secretariado será formado por pessoas competentes”, e alfinetou: “A minha mulher vai ser primeira dama do Estado e não secretária do Estado.” Disse ainda que investirá em educação, para evitar outros problemas. “Um povo educado diminui custo em saúde e segurança pública.”
A sabatina foi transmitida ao vivo pelo grupo de Rádios Terra Nativa, coberta pelo portal Bonde.com.br do Grupo Folha de Londrina, pelo site Vanguarda Política e pelo Portal Comunicare, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O sabatinado desta terça, 19, às 19h, é o governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa. A transmissão é ao vivo em rede estadual de televisão e via internet, pelo endereço www.redemercosul.com.br e pelo site www.vanguardapolitica.com.br.
A ordem de sabatina, definida em sorteio. Confira a agenda:
18/08 – Ogier Buchi (PRP)
19/08 – Beto Richa (Coligação Todos Pelo Paraná)
20/08 – Tulio Bandeira (PTC)
21/08 – Bernardo Pilotto (PSOL)
22/08 – Geonísio Marinho (PRTB)
25/08 – Roberto Requião (Coligação Paraná com Governo)
26/08 – Rodrigo Tomazini (PSTU)
27/08 – Gleisi Hoffmann (Coligação Paraná Olhando para Frente)

Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.
Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.
A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14,Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.
Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.
Mais informações: www.redermercosul.com.br e siga-nos no facebook: www.facebook.com/recordnewspr .

Aviso aos jornalistas: O credenciamento dos jornalistas para cobrir as entrevistas será feito com a Expressa Comunicação, pelos telefones: 41 – 3029-4038/3233-4032/9981-0025, com dois dias de antecedência das sabatinas.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>