Enquanto boa parte do Brasil sofre com o racionamento de energia e o fantasma do desabastecimento, o Paraná é autossuficiente em energia, garante o presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) Júlio César Felix. Isso se dá pelo esforço conjunto de tudo que já foi feito pelo Governo do Estado e a Copel. “Mas, se pararmos de trabalhar, a energia vai faltar porque infraestrutura se faz para o futuro, não para tapar buraco”. Na busca por essa infraestrutura para o futuro, o Tecpar inaugurará durante a Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy Paraná 2014 – que acontece de 7 a 9 de maio em Curitiba -, a plataforma experimental do Projeto Smart Energy Paraná.
Segundo Felix, que é o secretário executivo do projeto, a plataforma já dispõe para certificar três modelos de energia solar, um modelo de microturbina eólica além de um laboratório de medição de condições solares e eólicas. “Com isso, passamos a fazer parte da rede nacional de medições solarimétricas e anemométricas coordenada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)”, comemora. E avisa que aos conferencistas será dada a opção de esticar o evento até o dia 10 e participar da visita técnica à plataforma, quando os visitantes poderão observar, analisar e verificar as instalações, materiais e equipamentos relacionados à microgeração fotovoltaica (solar) e eólica.
Felix também irá falar na conferência, no dia 9 de maio, sobre o Projeto Smart Energy Paraná, instituído oficialmente pelo decreto estadual 8.842/2013: “Nosso esforço é aumentar a matriz energética paranaense e torná-la cada vez mais sustentável e, por meio de cooperação com o setor empresarial e acadêmico, ampliar a capacidade industrial do estado, o que é importante para geração de emprego e renda”.
De acordo com o secretário executivo, a essência do projeto é a mobilização das competências já existentes no Paraná e a busca, por meio de parcerias até com outros países, das competências que os estado ainda não cobre. A conferência Smart Energy Paraná 2014 é a oportunidade em que todas essas competências se unem para trocar experiências.
Regulamentação
Uma área do setor energético que será abordada na conferência por órgãos competentes – e que Felix destaca – é a regulamentação. Para ele, está é uma área em que o setor ainda é carente: “Precisamos avançar na questão regulatória para que a indústria de energias renováveis se desenvolva.”
Mesmo com essa carência, o Paraná, segundo o consultor do Programa de Redes Elétricas Inteligentes – Smart Grid – do Governo Federal, Claudio Lima, está bem à frente dos demais estados brasileiros em energias renováveis. “É o único estado a se aproximar do que vem sendo feito pelo governo federal, graças à disponibilidade do governo estadual de investir no setor”, disse Lima durante a reunião de constituição do Comitê Gestor do Smart Energy Paraná, realizada em Curitiba no dia 4 de abril.
Para Felix, a declaração de Lima, que é, segundo o presidente do Tecpar, a maior autoridade em Energia no Brasil, inclusive em legislação, demonstra que o Paraná está no caminho correto ao reunir governo, iniciativa privada e academia para buscar soluções viáveis tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. “O Paraná está à frente em tecnologia e nosso esforço é para que tudo isso seja incorporado pela sociedade e permaneça. Ou seja, o governo promove e as instituições mobilizam, mas é a sociedade quem decide o que fazer. Esse é o espírito do projeto.”
Projeto Smart Energy Paraná
O Projeto Smart Energy Paraná tem o objetivo de concentrar esforços na organização e centralização de ações para a geração distribuída por fontes renováveis de energia e sua conexão a redes inteligentes no Paraná. É voltado para a criação de uma estratégia comum entre instituições públicas, instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT) e instituições empresariais e as próprias empresas. Pretende ainda sensibilizar e educar a sociedade na utilização dessas novas tecnologias e fomentar o desenvolvimento de competências locais nesse tema.
Vinculado ao Programa Paraná Inovador, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), à qual o Tecpar é vinculado, o Projeto Smart Energy Paraná tem como meta final consolidar a competência do Estado do Paraná em geração distribuída, por fontes de energias renováveis conectadas a redes inteligentes.
SERVIÇO: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy Paraná 2014 acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das 9h às 18h, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra – Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico. Mais informações pelos telefones (41) 3271.7567, e-mail [email protected], pelo site www.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana
Sobre a Paraná Metrologia
A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.