O Hospital Nossa Senhora das Graças conquistou o primeiro lugar no II Prêmio Paranaense de Excelência em Enfermagem, na categoria de Hospital Privado Destaque. A solenidade promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), aconteceu neste sábado, (10) no Canal da Música, em Curitiba, e teve a participação de hospitais de Curitiba e as principais instituições de saúde do Paraná.
A comissão julgadora, composta por membros do meio acadêmico, empresarial, público e especialistas. Os critérios avaliados foram: estrutura organizacional da diretoria de Enfermagem; proporcionalidade de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; responsabilidade técnica vigente, licença sanitária do hospital; índice de dimensionamento da equipe de enfermagem adequado segundo a resolução 293/2004 do Cofen; Comissão de Ética de Enfermagem; ações de melhoria que contribuiram para a sociedade e para o hospital; implantação da SAE(Sistematização da Assistência de Enfermagem) no maior número de unidades e estrutura de treinamentos.
A tradição e a história de cerca de 60 anos de serviços prestados com qualidade contribuíram com a conquista da primeira colocação. “O prêmio representa o reconhecimento e a valorização da equipe perante o atendimento prestado ao paciente, garantindo segurança e qualidade”, afirma a diretora de Enfermagem do HNSG, Luciane Zanetti.
Para Luciane, além dos documentos que comprovaram os trabalhos desenvolvidos pela enfermagem, a admiração dos profissionais pela instituição também foi um ponto complementar. “Percebemos no dia da solenidade, a demonstração de carinho e de afirmação de profissionais de outras áreas e instituições, o quanto foi merecido este prêmio, principalmente daqueles que conhecem o trabalho que desenvolvemos no HNSG”.
De acordo com a diretora, a iniciativa do Coren- PR é uma demonstração de valorização e reconhecimento da sociedade aos profissionais e aos hospitais. “A organização do Coren foi excelente, a premiação foi grandiosa, com a participação de autoridades, representantes de órgãos e instituições. E também a dinâmica de anúncio do premiado que foi realmente muito bonita, e com certeza marcará nossa vida profissional”, avalia.
Durante a solenidade, esteve presente a diretora geral do HNSG Ir. Lourdes Margarida Thomé, irmãs e enfermeiros. “A alegria e orgulho de todos em ver o hospital ser premiado também foi algo muito motivador e de reconhecimento”, ressalta Luciane. A comemoração segundo a diretora comprovou que o HNSG tem profissionais preparados e capacitados. “Nossa missão é buscar melhorias em prol da nossa razão de ser, que é o paciente”, destaca Luciane. O HNSG conta com uma equipe de 506 profissionais de enfermagem entre auxiliares, técnicos e enfermeiros.
Para a Direção do HNSG, a premiação é uma maneira de demonstrar os trabalhos desenvolvidos na instituição e que contribuíram para melhorias no atendimento ao paciente, valorização dos profissionais de enfermagem, que atuam diretamente com o paciente. “Permanecemos com eles durante seu internamento, com a missão e essência do cuidado humanizado. O prêmio traz a motivação de continuarmos em busca de melhorias no atendimento, demonstra que estamos no caminho certo e ter o reconhecimento de um júri externo legitima nosso trabalho”, ressalta Luciane.