Embrastec apresentará um dispositivo específico para proteção de Luminárias Públicas LED
De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 70% dos desligamentos de transmissão e 40% na distribuição de energia elétrica. Para ajudar a evitar esses problemas, surgiram os DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos), que desviam qualquer surto de tensão, seja de origem em descargas atmosféricas ou manobras da concessionária.
A Embrastec, uma das primeiras empresas a fabricar DPS no Brasil, estará presente na Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017, que acontece de 18 a 20 de outubro, no Espaço de Exposições Horácio Coimbra na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e apresentará uma novidade para o mercado: “Vamos lançar o DPS específico para Luminárias Públicas LED, que são muito sensíveis e vulneráveis a surtos elétricos”, anuncia José Márcio Rosa, diretor geral da Embrastec.
Outro produto que será exposto para os visitantes é o DPS específico para sistemas fotovoltaicos, que isola o inversor de qualquer surto elétrico. “O inversor do sistema pode estar conectado tanto nos painéis solares quanto na rede elétrica e está sujeito a surtos que podem vir nas duas direções. Por isso, há necessidade de proteger essa fonte específica”, explica o diretor. O dispositivo segue uma norma específica para sistemas fotovoltaicos, a EM 50539-11.
A aplicação dos DPS é feita em redes de distribuição, linhas de telecomunicações, quadros de distribuição, tubulações e até mesmo em tomadas. Os dispositivos são divididos em três classes. “Na classe 1, são indicados para proteção de cargas diretas, na classe 2, para descargas indiretas e na classe 3, para proteção mais refinada, sendo instalados próximos dos equipamentos. Além dessa classificação, existem vários outros modelos indicados linhas telefônicas, rede de dados, CFTV, entre outros”, conta. “A Embrastec também desenvolve DPS específicos para a necessidade de cada cliente. São mais de 500 modelos que já fabricamos ao longo de nossa história.”
Os DPS são obrigatórios em instalações de redes elétricas desde 2004, segundo a norma ABNT 5410. A Embrastec já desenvolve esse tipo de produto desde 1991. “Começamos a fabricação naquele ano porque o Brasil é o país campeão em descargas atmosféricas e havia uma necessidade do mercado, mesmo não existindo a indicação da utilização dos DPS nas normas brasileiras. Então, acabamos participando do desenvolvimento e divulgação desses equipamentos, sempre investindo em pesquisas para buscar as melhores soluções de proteção”, revela José Marcio Rosa. Para saber mais sobre a Embrastec é só acessar o site www.embrastec.com.br, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (16) 3103-2021.
Inscrições abertas
A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017 ocorre entre os dias 18 a 20 de outubro, das 8h às 17h30, e os interessados já podem se inscrever pelo site www.smartenergy.org.br/2017. Empresas interessadas em patrocinar a Conferência podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (41) 3362-6622 ou (41) 99679-5837. Esta é a quarta edição do evento, que apresenta as principais novidades do setor e promove o debate da importância das energias sustentáveis no Brasil e no mundo.
Serviço: Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017
Data: 18 a 20 de outubro
Horário: 8h às 17h30
Mais informações e inscrições: www.smartenergy.org.br/2017
Patrocínio Prata
Ribeiro Soluções em Automação – www.ribeirorepresentacoes.com
Premium Solar – www.premiumsolar.com.br
Patrocínio Bronze
Mepen Energia – www.mepen.com.br
STCP Engenharia de Projetos – www.stcp.com.br
Fundação Araucária – www.fappr.pr.gov.br
Promoção: Tecpar e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)
Organização: Paraná Metrologia e FRG Mídias & Eventos
Apoio oficial: Institutos Lactec, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Apoio: Senai Paraná, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), Rede Nacional de Biomassa para Energia (Renabio), Câmara de Comércio Brasil-Portugal-Paraná, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), União da Indústria de Cana-de- açúcar (UNICA), Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (ALCOPAR), Sindimadeira – Ponta Grossa, Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Ideias Online, Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP)
Apoio de mídia: Biomassa BR, Portal Ambiente Energia, Portal Mais Floresta, Grupo Mídia Forte, Portal Brasileiro de Logística Reversa (PBLR), Revista Potência, Revista Referência Mais e Revista Biomais
Expositores: Ribeiro Soluções em Automação, Premium Solar, Mepen Energia, STCP Engenharia de Projetos, TECSULsolar, SmartGreen, Embrastec, Weidmüller e Instituto de Engenharia do Paraná