Moradores e comerciantes sofrem com pichações no bairro São Francisco

Moradores e comerciantes do bairro São Francisco, em Curitiba, sofrem com as pichações feitas por vândalos em suas residências, comércios e empresas. Samuel Eberle Santos, superintendente da Editora Luz e Vida, localizada em frente à tradicional Praça do Gaúcho, diz que, somente em 2012, os criminosos já picharam a fachada da empresa três vezes. “É a terceira vez, somente este ano, que tenho que mandar pintar a frente da Editora, é um absurdo, um gasto desnecessário e injusto”, desabafa.

Segundo a Prefeitura Municipal, quem for flagrado cometendo o delito paga multa administrativa de R$ 714,20. Além do valor, se os infratores forem menores de idade cumprem pena alternativa. Os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal e ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.

Além de residências, comércios e empresas, os vândalos também atacam o patrimônio público. A Prefeitura informou que, a cada ano, gasta cerca de um milhão de reais, mais custo operacional para recuperar e limpar os alvos de pichações espalhados pela cidade, como praças, estátuas, estações tudo, ônibus, monumentos, módulos policiais, cemitérios, painéis de artistas, dentre outros.

Não é somente no bairro São Francisco que as pichações ocorrem. Leonel Cottet, empresário que mora e trabalha no Boqueirão, diz que terá que pintar novamente o muro da sua residência. “Na empresa já pensei nas pichações antecipadamente e coloquei grades, mas na minha residência não ocorre o mesmo. Nesse ano terei que mandar pintar novamente o muro, pois já está todo cheio de pichações. O prejuízo é da cidade toda, que fica feia e visualmente poluída”, declara.

A população pode ajudar a Guarda Municipal a prender os pichadores e vândalos, denunciando as ações por meio do telefone 153, 24 horas por dia.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>