O aumento de mais de 50% de um ano para o outro no custo da energia elétrica está impulsionando o mercado de energias alternativas. De acordo com o empresário Paulo Sergio Javorski, da Electra Energy – uma das primeiras empresas do segmento no Estado, esse setor está em franca expansão e só neste ano já cresceu 15% em comparação a 2014. “No Paraná, como a tarifa de energia elétrica era relativamente baixa, não se procurava alternativas, mas, nos últimos dois anos aumentou muito o preço e abriu mercado para outras fontes concorrentes”, afirma.
De acordo com o empresário, o investimento para o acesso ao mercado livre de cada unidade consumidora é de cerca de R$ 35 mil e o retorno pode ocorrer em um mês e meio a dois meses. “O mercado livre é seguro, está amplamente regulado e é uma oportunidade para o consumidor industrial e comercial de reduzir a conta de energia elétrica de forma eficaz. A economia por mês pode ser de 20 a 25%”, garante.
Javorski espera um crescimento de mais de 10% na procura pelo serviço em sua empresa até o fim deste ano. “O que nós fornecemos é energia elétrica de fontes sustentáveis, como de usina hidrelétricas, movidas a biomassa, energia eólica, todas de baixa emissão de carbono e que a empresa pode acrescentar em seus balanços sociais”, acrescenta.
Esse e outros temas relacionados à energias renováveis serão discutidos durante a Conferência Smart Energy 2015, em Foz do Iguaçu. O especialista Paulo Javorski palestrará sobre Redes Inteligentes – Visão da Indústria e do Mercado, na segunda, 19, das 11h10 às 11h40.