Médicos de instituições do Brasil e Cuba unem esforços para pesquisar e identificar problemas cardíacos com precisão

Os pesquisadores estão utilizando tecnologia de imagem cardíaca de ponta para identificar pacientes de alto risco

Durante três meses, de abril a julho, a Quanta Diagnóstico e Terapia e o Instituto Nacional de Cardiologia de Cuba farão um estudo comparativo sobre diagnóstico da doença isquêmica do coração (DIC). Com base em cerca de 50 mil exames realizados na Quanta desde 2004, foi possível traçar o perfil de pacientes com maior risco de infarto ou morte súbita para orientar a prevenção e o tratamento mais adequado. O Instituto Nacional de Cardiologia de Cuba, com o apoio da ONU, analisou cerca de 7 mil pacientes com tecnologia semelhante à aplicada no Brasil. O levantamento está ocorrendo em Curitiba e são realizadas por pesquisadores dos dois países, que representam as instituições.

De acordo com o cardiologista nuclear e diretor da Quanta Diagnóstico e Terapia, Dr. João Vítola, essas ideias surgiram durante as três missões científicas que a ONU realizou naquele país. Segundo o médico, a avaliação e comparação desses dados podem apontar o caminho para que Cuba utilize essas informações como estratégia para atender de forma mais efetiva sua população e obter melhores resultados. “É provável que a incidência de problemas cardíacos e mortalidade por DIC na América Latina aumente ainda mais, por causa do envelhecimento da população e pelo crescente número de pacientes com fatores de risco, principalmente o diabetes”, considera Vítola. “É fundamental entendermos a melhor forma de identificar indivíduos doentes cuja uma prevenção mais agressiva e um tratamento mais adequado podem ajudar a salvar vidas. Além disso, a aplicação de estratégias no uso de tecnologia diagnóstica é fundamental para qualquer nação, inclusive as da América Latina”, completa.

Sobre a Quanta Diagnóstico e Terapia
Fundada em 2003, a Quanta Diagnóstico e Terapia está localizada na cidade de Curitiba e oferece exames de cintilografia, tomografia computadorizada com 128 cortes, angiotomografias coronariana e vascular, escore de cálcio, PET-CT, biópsias e tratamentos para câncer de tireoide e dor óssea no câncer

A Quanta Diagnóstico e Terapia conta com um núcleo de pesquisas, participa do programa Curitiba Tecnoparque, que apoia iniciativas inovadoras de empresas locais e, desde 2007, possui acordo de cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU. Mais informações no site www.quantadiagnostico.com.br .

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>