“Quem mexeu na Minha bagunça?”, com uma linguagem direta e objetiva, mostra às crianças e adolescentes que a vida organizada flui e traz mais qualidade de vida
O livro “Quem mexeu na minha bagunça?”, da psicóloga Celi Piernikarz e da jornalista Marilucia Ramiro Gonçalves, chega a sua segunda edição. Com mais de três mil exemplares vendidos, a obra volta às livrarias com o conteúdo ampliado, novas atividades e ilustrações. “Nas visitas às escolas captamos alguns pontos que ainda poderiam ser ampliados, como a organização da pesquisa em grupo no trabalho escolar ou a organização do dinheiro para a realização de sonhos”, explica Marilucia.
No livro, as autoras criaram um guia com detalhes sobre todos os quesitos indispensáveis para ordenar os grandes e pequenos espaços do cotidiano das crianças e adolescentes. “Dessa forma, favorecemos a tão decantada autonomia e resgatamos o modelo de organização passado de geração em geração, mas que foi perdido ao longo dos anos”, comenta a psicóloga Celi Piernikarz.
As autoras defendem que pais e professores exigem que os pequenos se organizem, arrumem armários, material escolar, mas não ensinam como fazer isso, apenas cobram. “A ideia do livro vem dessa situação, que em muitos casos cria angústia e frustração aos pequenos que querem, mas não sabem como organizar a vida”, afirma Celi.
A obra traz dicas de como crianças e adolescentes podem organizar seu tempo, seu quarto, horário da alimentação, do estudo, para o computador, lidar com o dinheiro e até as emoções, “porque para organizar as bagunças dentro da mente, é preciso ter a vida externa organizada”, diz Celi.
As autoras também defendem que a organização deve ser uma rotina para se torna um hábito. “O hábito ajudará o jovem a se tornar um adulto muito mais produtivo e assertivo em suas ações. Quanto mais cedo começa a buscá-lo, melhor”, defendem.
Com linguagem simples e objetiva, é hoje o único livro dirigido à faixa etária dos 10 aos 16 anos que apresenta dicas práticas. “Por isso, foi muito bem aceito por pais e, principalmente, educadores, que viram na obra uma forma de ajudar seus alunos na condução de uma vida mais autônoma e com qualidade”, acrescenta a jornalista Marilucia. Em três anos de lançamento, “Quem mexeu na minha bagunça?” foi adotado em 150 escolas e ganhou uma adaptação exclusiva para o educador, contendo atividades e informações adicionais para auxiliar atividades em sala de aula.
Blog e palestras
A ideia de ajudar crianças e adolescentes na organização de suas vidas foi tão bem aceita que o trabalho das autoras ganhou um blog com dicas para pais, professores e jovens. Elas também dão palestras em escolas.
Sobre as Autoras
Celi Piernikarz, é psicóloga e psicoterapeuta, é também orientadora profissional, psicodramatista, especialista em Cinesiologia e psicofarmacologia. Atua há mais de 25 anos na área educacional como orientadora educacional de crianças e adolescentes. Ministra cursos de Orientação Profissional e Empregabilidade.
Marilucia Ramiro Gonçalves é jornalista, contando com forte experiência em trabalhos de assessoria e consultoria de imprensa. Editora de revistas na área de cultura, educação e saúde. Atua na formação de jovens, de líderes e equipes e na gestão de programas de desenvolvimento corporativo. É professora e palestrante em colégios e empresas.
Serviço
Quem Mexeu na Minha bagunça? – 2ª Edição
Autoras: Celi Piernikarz e Marilucia R. Gonçalves
Editora Esfera
63 Páginas
Preço: R$ 34,90
http://www.quemmexeunaminhabagunca.blogspot.com
https://www.facebook.com/pages/Quem-mexeu-na-minha-bagun%C3%A7a/133478993450048?fref=ts