O Instituto Qualicare acaba de divulgar o nome das nove homenageadas do evento “Mulheres que Inspiram” – jantar comemorativo para celebrar o Dia Internacional da Mulher e a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, que ocorre no dia 8 de março, às 20h, no Ristorante Siciliano, em Santa Felicidade. As nove cidadãs curitibanas foram escolhidas nas áreas de Jornalismo, Comércio, Medicina, Assistência Social, Justiça, Cultura, Educação, Segurança e Esporte. “Temos muito orgulho de ter escolhido mulheres de fibra e que se destacaram em cada setor em 2015”, afirma a coordenadora de projetos do Instituto Qualicare, Selma Gimenes.
Na Medicina, a homenageada é a ginecologista Claudete Reggiani; no Jornalismo, a jornalista Mara Cornelsen; no área comercial, Sueli Campagnolo, empresária e sócio-proprietária da Rocamp Company; no esporte, a atleta Rafaela Trevisan; na área social e educacional, a professora de Música Sacra Cleusa Piragine; na área da assistência social, a primeira-dama de Curitib, Márcia Fruet; na área cultural, a diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Leonora Pedroso; Gabriela Hardt, juíza federal substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, é a homenageada na área da Justiça, e no setor de Segurança, a delegada Erika Mialik Marena receberá a condecoração.
Conheça um pouco mais sobre as homenageadas
Claudete Reggiani
Ginecologista, obstetra e tocoginecologista com mais de 30 anos de dedicação à Medicina, Claudete Reggiani foi chefe dos Departamentos de Tocoginecologia e de Saúde da Universidade Federal do Paraná e também foi coordenadora do Curso de Medicina da instituição. Realizou inúmeras jornadas e congressos nesses segmentos. Presidiu a Sogipa – Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná, e foi a primeira mulher a ser presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH.
Cleusa Piragine
Atual diretora do Ministério da Oração da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Cleusa Piragine foi diretora da Abasc – Associação Batista de Ação Social, exercendo várias atividades e desenvolvendo projetos comunitários. Professora de Música Sacra, Educação Cristã e Educação Infantil, dedica-se à área social e ao ensino. Destaca-se como uma importante e atuante liderança em seu segmento há mais de três décadas.
Erika Mialik Marena
Representante da Associação dos Delegados da Polícia Federal no Paraná, a delegada atua desde 2003 em São Paulo e em Curitiba nas áreas de crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Em Curitiba, esteve à frente da Delefin – Delegacia de Combate a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos. Hoje, integra o Grupo de Trabalho da Operação Lava Jato. Com um grupo de quatro delegados, é responsável legal pela condução da investigação.
Gabriela Hardt
Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 2000, a juíza federal trabalha, desde então, na Justiça Federal do Paraná. Aprovada no concurso público, primeiro como servidora, desde 2009 atua como juíza federal substituta. Atualmente, está na 13a Vara Federal de Curitiba (berço da Operação Lava Jato), da qual o titular é o juiz Sérgio Moro.
Leonora Pedroso
Diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) desde 2011, e da Casa Andrade Muricy desde 2005, Leonora Pedroso participa da realização de mostras e exposições reconhecidas nacionalmente. Entre elas, a “Paraná Memória e Momento”, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, apresentada em Curitiba, Brasília e no Museu de Arte de São Paulo (MASP). É também membro de conselhos e comissões julgadoras de projetos culturais em Curitiba, São Paulo e Brasília.
Mara Cornelsen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e com pós-graduação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Mara Cornelsen foi a primeira repórter policial do estado, tendo trabalhado mais de 35 anos nessa editoria, no jornal Tribuna do Paraná. Hoje, ela é apresentadora do Programa Café com Pimenta da Rádio E-Paraná, onde trabalha há 30 anos. Sempre que possível, ministra palestras para estudantes de jornalismos das mais variadas faculdades em Curitiba.
Marcia Fruet
Formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Marketing pela ESAD, Márcia Fruet já atuou como repórter, redatora e editora em jornais, revistas, campanhas políticas e empresas de assessoria de imprensa. Foi assessora de Comunicação Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Atualmente, é presidente da Fundação de Ação Social (FAS), órgão público responsável pela gestão da assistência social em Curitiba, atuando de forma integrada a órgãos governamentais e instituições não-governamentais, que compõem a rede de assistência do município.
Rafaela Trevisan
Aos 15 anos, a atleta foi uma das representantes do Brasil no Mundial Juvenil de Natação, no ano de 2015, em Cingapura. Ela trouxe na bagagem o quinto melhor tempo. Já participou de mais de 63 campeonatos, sendo medalha de Ouro nos 100 e 200m livres femininos no Campeonato Sul-Americano Juvenil, em Lima, no Peru. Na edição 2015 do Prêmio Orgulho Paranaense 2015, da Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná, ela recebeu o prêmio “Revelação Esportiva” e foi homenageada como atleta participante do Programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016.
Sueli Campagnolo
É empresária do setor têxtil e presidente do Conselho Consultivo do Junior Achivement Paraná – organização internacional que visa despertar o espírito empreendedor nos jovens. Em sua gestão, a Junior Achievement já atendeu mais de 350 mil estudantes em 100 municípios no Paraná. Sueli também é sócia-proprietária da Rocamp Company, empresa com 24 anos de mercado na área de moda esportiva e fitness.
Serviço: O jantar ocorre no dia 8 de março, às 20h, no Ristorante Siciliano – Rua Manoel Ribas, 5.734, em Santa Felicidade. Os convites por adesão estão sendo vendidos por R$ 100,00 (individual) e R$120,00 (casal) e toda a arrecadação será revertida para custear o próprio evento e futuras ações sociais e campanhas educativas.
Sobre o Instituto Qualicare
O Instituto Qualicare é uma institutição sem fins lucrativos que trabalha com ações sociais. Entre elas o Consciência Rosa, que visa sensibilizar e alertar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. Atua na orientação, difusão e multiplicação de informações e tem como missão participar e apoiar pessoas e organizações no processo de transformação e atendimento de necessidade sociais. Mais informações pelo: www.institutoqualicare.com.br