Incubação Verde é lançada na apresentação do Projeto Smart Energy

Incubação Verde é lançada na apresentação do Projeto Smart Energy

A iniciativa é uma parceria entre o Tecpar e a Unilivre

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Tecpar lançaram na quarta, 17, a segunda edição da Revista Smart Energy, que tem como tema o Mercado de Energia. O periódico faz parte de ações de comunicação do projeto Smart Energy – um dos primeiros do país que busca debater as energias renováveis e inteligentes.

Durante o evento, foi assinado o protocolo de intenções entre o Tecpar e a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) para desenvolver a Incubação Verde – nome dado à iniciativa com o objetivo de agregar atividades relacionadas a tecnologias sustentáveis. “O objetivo é incentivar e disseminar as tecnologias verdes realizando atividades em conjunto”, explicou o diretor-superintendente da Unilivre, Celso Romero Kloss. “Nós, inclusive, já temos algumas novidades para apresentar. Em breve, por essa parceria será realizado o Seminário de Patentes Verdes e já temos duas empresas para incubar: uma do Paraná e outra de São Paulo”, anunciou.

Projeto Smart Energy
Na abertura do evento, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes destacou a importância do Projeto Smart Energy Paraná (PSE Paraná), que faz parte do Programa Paraná Inovador, criado pela Seti em parceria com o Tecpar. “É preciso desenvolver competências locais e educar a sociedade nessas novas tecnologias. No Paraná, temos essa oportunidade e esse contexto precisa ser bem aproveitado”, afirmou o secretário João Carlos Gomes.
O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, fez um retrospecto sobre a criação do Projeto Smart Energy Paraná, instituído pelo decreto 8.842/13 e enfatizou os objetivos do projeto. “Esse é um projeto da sociedade, que trará benefícios para todos, por isso, necessita do apoio e envolvimento de todos os atores do setor. Temos recebido o apoio das universidades e das instituições organizadas, mas há muito por fazer. Quanto mais unirmos força, mais iremos atrair investimentos e melhorias para o Estado neste setor”, disse.

O evento de lançamento da segunda edição da Revista Smart Energy também contou com palestras sobre o estudo “Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)” e cases sobre uso de energias, como da Copel Energia, que passou a oferecer aos grandes consumidores a compra direta de energia.

Revista e Portal Smart Energy
Os interessados em obter exemplares da segunda edição da revista Smart Energy, com o tema O Mercado de Energia, pode enviar e-mail para: [email protected]. A revista tem circulação trimestral e traz entrevistas com diversos especialistas do setor, explicando os últimos avanços, novidades e regulamentações do governo. O Projeto Smart Energy Paraná também conta com um portal atualizado diariamente com notícias do setor. O portal pode ser acessado pelo endereço www.smartenergy.org.br.

Sobre o Projeto Smart Energy
O Smart Energy Paraná (PSE Paraná) é vinculado ao Programa Paraná Inovador da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O presidente do projeto é o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (João Carlos Gomes) e a Secretaria Executiva é representada pelo Tecpar, sendo Júlio C. Felix, o secretário executivo do projeto. Atualmente, o comitê gestor é composto pelas seguintes instituições: o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Copel, Itaipu Binacional, Institutos Lactec, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Compagas, Elco, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>