O Hospital São Vicente promove entre os dias 21 e 24 de março, um ciclo de palestras para os seus profissionais da saúde sobre a “Conscientização em Cuidados Paliativos e Controle de Dor”. O objetivo do evento é capacitar ainda mais as pessoas envolvidas no Serviço de Cuidados Paliativos, além de desmistificar o conceito de que os sintomas são incontroláveis em casos de câncer e compreender as etapas de controle da dor em pacientes oncológicos.
As palestras abordam a importância da nutrição nos cuidados paliativos, os conceitos e princípios básicos, o acompanhamento do paciente, o controle da dor no paciente oncológico e o papel do enfermeiro.
Com foco nos profissionais da área, o evento é gratuito. No entanto, devido a grande procura, é preciso se inscrever pelo e-mail: [email protected] .
Confira a programação:
21 de março
10h30 – O papel da nutrição em Cuidados Paliativos
Palestrante: Adriana Zadrozny – nutricionista
15h – Conceitos e princípios de Cuidados Paliativos
Palestrante: Dr. Paulo Paim – médico acupunturiatra e coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos e Controle de Sintomas do Hospital São Vicente
22 de março
10h30 – Intervenções Paliativas: indicações e acompanhamento
Palestrante Dr. Fabio Fin – chefe do departamento de Oncoginecologia e coordenador do serviço de Cirurgia Oncológica do Unacon do Hospital São Vicente
15h – Intervenções Paliativas: indicações e acompanhamento
Palestrante: com o Dr. Luciano Machado – médico intensivista
23 de março
15h – O papel do Enfermeiro em Cuidados Paliativos
Palestrante: Danielle Selmer – enfermeira
24 de março
10h30 – Dor em paciente oncológico
Palestrante: Dra. Raquel Dalagnol – oncologista
15h – Controle de Dor no ambiente hospitalar: uma prioridade
Palestrante: Dr. Paulo Paim – médico acupunturiatra e coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos e Controle de Sintomas do Hospital São Vicente
Sobre o Hospital São Vicente-Funef
Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é referência em transplantes de fígado e rim, tendo recebido o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná, como forma de reconhecimento da excelência de seu trabalho.
De alta complexidade, o hospital atende a diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado. A instituição integra a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Mais informações pelo www.hospitalsaovicente.com.br.