Hospital São Lucas promove Caminhada Unida contra o Diabetes

Segundo informações da Federação Internacional de Diabetes, estima-se que em 2025 haverá, em todo o mundo, 400 milhões de diabéticos. Para proporcionar uma reflexão sobre os fatores de risco do diabetes, o Codhinutro e o Hospital São Lucas promovem no dia 11 de novembro, a 2ª Caminhada Curitiba unida contra o Diabetes, que ocorrerá no Parque Barigui. A concentração será a partir das 9h30, em frente ao lago do Parque Barigui, próximo ao estacionamento da entrada pela BR-277. O início será às 10h15. Mais informações pelos telefones (41) 3250-5511 / 8444-0092, pelo site www.codhinutro.org/blog ou pelo Facebook: www.facebook.com/expedicao.diabetes
“É importante conscientizar a população que, não só os fatores genéticos, mas hábitos como o sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade são responsáveis pelo aparecimento do diabetes”, salienta o cardiologista e nutrólogo, Dr. Marco Cassou, diretor do CODHINUTRO – Centro de Obesidade, Dislipidemia, Diabetes, Hipertensão e Nutrologia, localizado no Hospital São Lucas.

Quando não tratado corretamente, o diabetes pode originar diversas complicações, pois afeta os vasos arteriais. “A doença pode provocar insuficiência renal, com necessidade de diálise e hemodiálise, isquemias cardíacas como infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), alterações em vasos dos olhos, que podem causar uma cegueira irreversível e necroses dos membros inferiores. Por isso, a importância da prevenção e do tratamento quando a doença é diagnosticada”, alerta Dr. Marco Cassou.

O diabetes tipo 2 é o que tem mais incidência nos casos atendidos no consultório, de acordo com o especialista. “Esse tipo de diabetes tem uma progressão lenta e gradual, e muitos pacientes ficam anos sem saber que têm a doença. É mais comum entre os 40 e 70 anos, e como a expectativa de vida está aumentando, vemos cada vez mais a incidência da doença e suas complicações”, esclarece. “O diabetes tipo 1 geralmente, surge mais cedo, na infância ou em adultos jovens, e necessita de tratamento com insulina. O controle do tipo 2 pode ser feito por medicamentos e a insulina só é administrada em alguns casos. No caso do Diabetes Gestacional, não existe um motivo muito definido, surgindo no segundo e terceiro trimestres da gravidez e desparecendo após o parto. Mas essas mulheres costumam ter mais chances de desenvolver o tipo 2 no futuro”, complementa Dr. Cassou.

O surgimento do diabetes costuma provocar sintomas como urinar demais, tomar muito água e comer muito, sem necessariamente engordar – algumas pessoas, inclusive, podem emagrecer. “Porém, quase sempre não são percebidos pelo paciente, fazendo com que o diagnóstico ocorra tardiamente, e geralmente por algum exame de rotina”, revela o cardiologista e acrescenta: “Por isso, se existem antecedentes familiares, é importante fazer exames de diagnóstico uma vez por ano. Os mais comuns são as dosagens de glicemias ao acaso, em jejum e após uma refeição, dosagem da hemoglobina e hemoglobina glicada.”

Serviço: A 2ª Caminhada Curitiba Unida contra o Diabetes ocorre no dia 11 de novembro, no Parque Barigui. A concentração será a partir das 9h30, em frente ao lago do Parque Barigui, próximo ao estacionamento da entrada pela BR-277. O início será às 10h15. Mais informações pelos telefones (41) 3250-5511 / 8444-0092, pelo site www.codhinutro.org/blog ou pelo Facebook: www.facebook.com/expedicao.diabetes

Hospital São Lucas
Fundado em 1948, o Hospital São Lucas tem a missão de tratar, reabilitar e reintegrar as pessoas à sociedade. Com um corpo clínico de cerca de 100 médicos, é um hospital geral que conta com várias especialidades. O Hospital dispõe de leitos distribuídos entre enfermarias, apartamentos, suítes e UTI. Mantêm-se sempre capacitado e atualizado para oferecer conforto e segurança aos seus pacientes e aos profissionais da saúde.

CONDHINUTRO
O Centro de Obesidade, Dislipidemia, Diabetes, Hipertensão e Nutrologia surgiu em 2008 com o objetivo de unir diversas especialidades no tratamento do diabetes, colesterol, hipertensão e obesidade. A associação da Nutrologia, Cardiologia e Endocrinologia com os serviços do Hospital São Lucas garante o suporte para o diagnóstico e tratamento hospitalar para as doenças e suas complicações, como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, AVC, insuficiência renal entre outras.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>