O atendimento conta com avaliação e planejamento realizado por diferentes especialistas
O Hospital Novaclínica inaugura no dia 5 de outubro, o Centro de Controle da Obesidade para proporcionar um atendimento multidisciplinar com consultas, exames e acompanhamento dos pacientes. “O tratamento para a obesidade exige uma equipe multidisciplinar. Por isso, os pacientes terão à disposição um clínico geral, um endocrinologista, um nutricionista, um psicólogo e um cirurgião bariátrico, caso haja alguma indicação para cirurgia, que trabalharão em prol de combater a obesidade e os malefícios que ela traz para a saúde”, explica o cirurgião bariátrico e de aparelho digestivo, Dr. Marcos Fabiano Sigwalt, um dos coordenadores do Centro de Controle da Obesidade do Hospital Novaclínica.
O atendimento é voltado para pessoas acima de 14 anos que estejam obesas ou próximas de índices de obesidade. A duração do tratamento dependerá de cada caso, mas, segundo Dr. Sigwalt, deverá ser de três a seis meses, no mínimo, sempre com um acompanhamento periódico após a finalização. “A obesidade é uma situação crônica e assim como não se estabelece de um dia para o outro, o tratamento também não é eficaz quando é rápido demais. Existe a necessidade de que o paciente tenha um tratamento em médio prazo, pelo menos, para que ele tenha um bom resultado”, afirma.
Cada paciente terá uma primeira avaliação feita por meio de consultas e exames para analisar a sua saúde e, principalmente, as doenças que costumam estar relacionadas à obesidade, como hipertensão arterial, diabetes e alterações nos níveis de colesterol. “A partir disso, serão feitos planejamentos específicos para cada paciente de como combater a obesidade, por meio de dietas que o nutricionista indicará, apoio psicológico, atividades fisicas que iremos coordenar junto com o educador físico e, se for um caso cirúrgico, será realizado todo o protocolo pré-operatório”, esclarece o cirurgião.
Para uma pessoa descobrir se tem ou está próxima da obesidade, basta aplicar o Índice de Massa Corporal, conhecido como IMC, que deve ser calculado pelo peso (em quilos) dividido pela altura (em metros) ao quadrado. “Esse é um parâmetro simples e eficaz para uma pessoa saber se já tem algum grau de obesidade ou se já é obesa mórbida, nesse último caso, com o IMC acima de 40 ou acima de 35 com doença associada”, orienta Dr. Marcos Sigwalt.
Problema crônico de saúde
A obesidade é um problema de saúde crescente em nosso país. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, a prevalência da obesidade passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, ou seja, um em cada cinco brasileiros adultos está acima do peso.
Essa condição pode provocar os mais diversos tipos de doenças, aumentando o risco de mortalidade, além de ser um fator incapacitante, já que muitas vezes leva a problemas ortopédicos nos quadris, joelhos e tornozelos, dificultando a mobilidade do paciente. “A obesidade é um dos maiores fatores que causam problemas de saúde hoje em dia e oferecer esse novo serviço para a população ajudará as pessoas a preservar a saúde e evitar essas doenças, o que é, justamente, um dos objetivos do nosso hospital”, salienta Dr. Rui Hara, diretor administrativo do Hospital Novaclínica.
O horário de funcionamento do Centro de Controle da Obesidade é das 8h às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 16h nas sextas-feiras. O agendamento de consultas pode ser feito pelo telefone (41) 3381-8100. O atendimento é particular ou por meio dos planos de saúde aceitos pelo hospital.
Serviço: O Centro de Controle da Obesidade do Hospital Novaclínica está localizado na RuaJoão Ângelo Cordeiro, 480, em São José dos Pinhais. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 16h nas sextas-feiras. O agendamento de consultas pode ser feito pelo telefone (41) 3381-8100. O atendimento é particular ou por meio dos planos de saúde aceitos pelo hospital.