Funcionários trabalham nas cinco unidades da instituição no interior do estado
Valorizar a diversidade e sempre proporcionar oportunidades para todos é uma das premissas do Grupo Pioneiro. A empresa desenvolve desde de setembro de 2015 o projeto “Quero inclusão”, em parceria com as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) dos municípios de Abatiá, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Tomazina e Ribeirão do Pinhal, todos no Paraná. “Eles trabalham com panificação, marcenaria, jardinagem, artesanato, horticultura, costura e artesanato dentro das próprias Apaes”, conta Renato Módolo Júnior, gerente de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.
Hoje, já são 38 participantes. Os alunos são registrados em carteira com todos os benefícios da empresa e uniformes. “Também há o acompanhamento do técnico de Segurança da Pioneiro, que avalia os locais de trabalho e fornece os equipamentos de proteção individuais necessários para as atividades realizadas”, afirma Módolo Júnior.
Para o Grupo Pioneiro, o projeto vai além do cumprimento da lei de cotas para pessoas com deficiência. “O ‘Quero inclusão’ é a tradução do nosso princípio de respeitar a diversidade. Essa iniciativa proporciona mais dignidade, oportunidade e igualdade aos alunos das Apaes e suas famílias”, considera Glaucia Maximiano, assistente social do Grupo Pioneiro.
Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, no norte Pioneiro do Paraná, o Grupo Pioneiro hoje conta com três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira que, juntas, produzem cerca de 480 toneladas de alimentos e 870 toneladas de rações por dia. Todos os frangos são de origem de aviários que fazem parte do Sistema de Integração de Frango de Corte, o que ajuda no controle da saúde das aves e incentiva a agricultura familiar. A sustentabilidade é outra preocupação do Grupo, que possui Estações de Tratamento de Efluentes e Água e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos classe 2, que trata todos os resíduos orgânicos. Além disso, destina todos os resíduos recicláveis para empresas especializadas e certificadas.
Em 2010, a empresa reestruturou seu complexo industrial e recebeu a certificação para exportações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Selo de Qualidade Islamic Halal, obrigatório em países islâmicos. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em vários estados brasileiros, no Japão e em diversos países da África e Oriente Médio. Mais informações no site www.grupopioneiro.com.br.