Projeto promove prática esportiva entre crianças e adolescentes
A Frangos Pioneiro acaba de assinar um convênio para o Projeto Sesi Atleta do Futuro, em parceria com o Sesi de Santo Antônio da Platina e a Prefeitura Municipal de Joaquim Távora. “Esse é um excelente projeto, que incentiva a prática esportiva e tira as crianças das ruas, promovendo a saúde, e despertando valores como companheirismo, respeito e o espírito esportivo”, afirma Renato Módolo, gerente de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.
O mesmo programa já é desenvolvido há três anos na cidade de Ribeirão do Pinhal pela Frangos Pioneiro em parceria com a prefeitura da cidade e o Sesi. O Atleta do Futuro busca promover a educação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática de esportes, envolvendo a comunidade local. O Sesi coordena as atividades, com capacitação dos profissionais e aplicação de metodologia, as prefeituras fornecem espaços físicos e professores e cabe às empresas ou indústrias apoiar o projeto com materiais, como bolas, uniformes e outros artigos esportivos.
Com a assinatura do projeto em Joaquim Távora, já estão inscritas 150 crianças e adolescentes para participar de atividades de voleibol e futsal. “Nosso lema é ‘Esporte para além do esporte’, preparando, acompanhando e transformando nossos alunos em atletas e futuros cidadãos conscientes da importância de hábitos de vida saudáveis e prática de atividades físicas”, salienta Everton Bonfim Romano, coordenador regional do Programa Atletas do Futuro do Sesi.
Em Ribeirão do Pinhal, hoje são 300 crianças e adolescentes que participam nas modalidades de voleibol, handebol, futsal, xadrez, natação e tênis de mesa. “Antes, só era ofertado o voleibol, mas no início deste ano foram acrescentadas novas modalidades. Também foi firmada mais uma parceira com as secretarias municipais de Educação de Abatiá e Jundiaí do Sul, que implantou a Rota do Esporte. As crianças dessas cidades agora podem ir até Ribeirão do Pinhal para participar das atividades”, conta Juliano Viceli, coordenador do projeto em Ribeirão do Pinhal.
O projeto foi responsável pela participação da equipe de voleibol nos Campeonatos da Federação Paranaense de Voleibol. O time foi campeão na Fase Regional dos Jogos Colegiais, Fase Macrorregional dos Jogos Colegiais e Fase Regional dos Jogos da Juventude, e vice-campeão no Campeonato Paranaense Categoria Sub 12. Com esses resultados, foi iniciado um subprojeto chamado Atleta do Futuro – Regional de Voleibol, com atendimento e treinamento semanal também para outras equipes regionais de voleibol. “Tudo isso é fruto de um trabalho de promoção da prática esportiva com reparação social, que transforma o futuro dessas comunidades”, ressalta Juliano Viceli.
Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, no norte Pioneiro do Paraná, o Grupo Pioneiro hoje conta com três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira que, juntas, produzem cerca de 480 toneladas de alimentos e 870 toneladas de rações por dia. Todos os frangos são de origem de aviários que fazem parte do Sistema de Integração de Frango de Corte, o que ajuda no controle da saúde das aves e incentiva a agricultura familiar. A sustentabilidade é outra preocupação do Grupo, que possui Estações de Tratamento de Efluentes e Água e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos classe 2, que trata todos os resíduos orgânicos. Além disso, destina todos os resíduos recicláveis para empresas especializadas e certificadas.
Em 2010, a empresa reestruturou seu complexo industrial e recebeu a certificação para exportações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Selo de Qualidade Islamic Halal, obrigatório em países islâmicos. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em vários estados brasileiros, no Japão e em diversos países da África e Oriente Médio.
Mais informações no site www.grupopioneiro.com.br