O Carnaval é sempre um período de festas, folia, dança e diversão. Para manter a saúde em dia nesse período, especialistas alertam que alguns cuidados são essenciais. O fisioterapeuta e diretor do ITC Vertebral, Dr. Giuliano Martins, diz que o ideal seria que os foliões tivessem uma condição física que permitisse a maratona de festas, mas a realidade é outra. “As pessoas devem tomar muita água, não abusar das bebidas alcoólicas e fazer pausas de 15 minutos para descansar e se hidratar após uma ou duas horas de folia. Dormir bem após a festa é fundamental, sempre adotando a postura correta durante a noite, que é a de dormir de lado”, orienta.
Para evitar dores e lesões mais comuns como lombalgias, cervicalgias e torcicolos, Martins alerta que é necessário alongar os músculos para não ter câimbras. “Como os foliões ficam muito tempo em pé, as musculaturas que mais são exigidas são a da panturrilha e da parte posterior da coxa, por isso é necessário um alongamento e atenção especial a estas áreas”, ensina.
Para as mulheres, o que pode prejudicar muito a coluna e a musculatura é o salto alto. O fisioterapeuta garante que o ideal seria optar por sapatos confortáveis, priorizando os tênis que amortecem o impacto. Outra questão importante é o peso das fantasias. “Quem desfila nos sambódromos ou com fantasias pesadas corre um risco muito maior de ter sua coluna prejudicada. O tempo de exposição durante as apresentações, o peso das fantasias e a necessidade, muitas vezes, de uso do salto alto, faz com que os sambistas sejam os mais expostos às lesões. O importante é que estas pessoas tenham uma preparação física para suportar a maratona. Caso contrário, a lesão de coluna será inevitável”, alerta o especialista.
ITC Vertebral Curitiba: O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba é uma entidade de profissionais que desenvolveu um método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, artrose, dentre muitas outras. Criado em 2005, pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a Instituição ganhou visibilidade nacional, expandindo suas operações para 28 cidades de todo o país. Em Curitiba, o ITC Vertebral está presente desde 2011 e seu diretor regional é o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins.