O projeto Fazenda Rio Grande será apresentado no painel Cases de Sucesso de Smart Grid no Brasil, durante a Conferência Internacional de Energias Inteligentes Smart Energy Paraná 2014, que ocorre de 7 a 9 de maio, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, em Curitiba. O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com realização da Paraná Metrologia.
O projeto Fazenda Rio Grande faz parte do Paraná Smart Energy da Copel, desenvolvido em parceria com o Projeto Estratégico de P&D – Programa Brasileiro de Redes Inteligentes – da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. O painel com os casos de sucesso trará também soluções do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Fernando de Noronha e será moderado pelo consultor da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná – na área de energia e ex-secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Ramiro Wahrhaftig.
Na área energética, Wahrhaftig acredita que se fazem necessárias decisões políticas para que as energias e redes inteligentes se tornem realidade mais rapidamente. “É preciso ter decisões como a organização de forças tarefas, injeção de recursos, fomento de pesquisas e estímulo do setor que gerem pequenas empresas, indústrias e empregos”, afirma. Ele lembra que os smart grids também podem ser utilizados com as energias renováveis, “que podem complementar e otimizar o abastecimento de energia elétrica que passa por uma crise que não é apenas nacional, mas mundial”.
Os smart grids são sistemas informatizados e automatizados que permitem integração e melhor desempenho dos processos de distribuição de energia. Com eles é possível, por exemplo, detectar e reparar automaticamente falhas na rede elétrica e medir com precisão o consumo de energia não somente de cada imóvel, mas de cada aparelho utilizado e os horários em que aquele consumidor mais gasta energia, o que facilitará cobranças de tarifas flexíveis.
A conferência e inscrições
Ramiro Wahrhaftig, que ainda na década de 1980 presidiu a Associação Brasileira de Energia Solar, acredita na grande importância da conferência Smart Energy Paraná da qual, iniciou a proposta em 2011. “O objetivo era apresentarmos uma cadeia produtiva de geração e uso distribuído de energia, idealizada pela Secretaria de Planejamento e Coordenação do Estado e baseado na tripla hélice: setor produtivo, academia e governo”, conta. “A conferência reúne os representantes dessa hélice e estimula a quebra de paradigmas e as mudanças de combustíveis fósseis para energias renováveis.”
SERVIÇO: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das 9h às 18h, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra – Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico. Mais informações pelo telefone (41) 3271-7567, pelo e-mail [email protected], pelo site www.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana
Sobre a Paraná Metrologia
A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.