Empresa do norte pioneiro prioriza a sustentabilidade no seu dia a dia

Procedimentos técnicos e educação ambiental fazem parte do trabalho do Grupo

O abate de aves e processamento de carne produzem toneladas de resíduos todos os dias e, para preservar o meio ambiente, o Grupo Pioneiro desenvolve programas de sustentabilidade. “Temos as estações de tratamento de efluentes e de água, a compostagem e fazemos o plantio de eucalipto e florestas (nativas)para retirar do ar a mesma quantidade de gás carbônico liberada com a produção industrial”, conta o gestor do Meio Ambiente do Grupo Pioneiro, Francisco Carlos da Silva.

No início deste ano, a empresa recebeu o Certificado de Destaque Ambiental, pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O prêmio é concedido para empresas que cumprem a legislação ambiental brasileira e possuem programas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Os critérios de avaliação foram programas de reaproveitamento, reutilização e redução do consumo de água, energia, matéria-prima (incluindo reciclagem), sistemas de controle e planos de redução de poluentes e ações de educação ambiental.

Um dos programas da Frangos Pioneiro – empresa do Grupo – evita a poluição de rios e recursos hídricos. A estação de tratamento de efluentes trata 120 m³ de água por hora, gera, diariamente, cerca de 2.640 m³ pro dia, devolvidas para o Ribeirão Fortunato. “A água tratada passa por análises periódicas para verificar a Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), essenciais para medir a quantidade de matéria orgânica e indicar a qualidade da água”, esclarece o gestor de Meio Ambiente.

Já a estação de tratamento de água (ETA) tem capacidade para 100 m³ de água por hora. Francisco Carlos da Silva explica que toda a água potável utilizada no complexo industrial passa pela estação, que funciona de segunda a sexta-feira e segue os procedimentos de controle e padrões de potabilidade da portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.

Os resíduos gerados pelos núcleos de aviários da empresa que não podem ser tratados com a água são transformados em adubo por meio da compostagem, que utiliza as carcaças, aves mortas e a cama de frango (dejetos orgânicos dos frangos nas granjas). “A compostagem é um importante procedimento de controle sanitário. Com baixo custo, produz adubo de ótima qualidade, que beneficia o meio ambiente e é reutilizado na agricultura”, afirma Francisco Carlos da Silva.(Não fomentei este parágrafo)

Sequestro de carbono
Para retirar do ar o gás carbônico (CO²) produzido pelas suas indústrias, o Grupo Pioneiro faz o plantio de eucaliptos. “O sequestro do carbono é naturalmente realizado pelas florestas e, por isso, o plantio de árvores é uma das nossas prioridades. Conforme estudos, um hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver 200 toneladas de carbono. Pelos laudos técnicos, estamos praticamente empatados em emissão e absorção”, aponta o gestor e acrescenta: “Também estamos plantando cedrinhos em quatro núcleos do Grupo Pioneiro, que ajudarão a bloquear os ventos de maior intensidade.” Para o plantio, é utilizado o adubo da Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos.

O Grupo Pioneiro tem ainda projetos de recomposição de área com plantio de árvores nativas na sede do abatedouro, programas de educação ambiental dentro da empresa e comunidade e programa de coleta e direcionamento de resíduos.

Projeto Agrinho
Os programas de sustentabilidade também incluem trabalhos de conscientização e educação ambiental. A Frangos Pioneiro apoiou atividades da Escola Municipal São José na execução do Projeto Agrinho, uma iniciativa da Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná. A empresa colaborou com palestras sobre meio ambiente e compostagem, recebeu os alunos nos aviários e doou adubo da Indústria de Resíduos Orgânicos Classe II para a horta. A escola documentou tudo e agora aguarda a premiação dos vencedores do projeto, que acontece no mês de outubro, em Curitiba.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>