Ocorre até este sábado, 28, na Expo Unimed em Curitiba, o 42º Congresso Brasileiro da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O tema principal é “Educação Continuada, frente às novas tecnologias”. “O maior objetivo é o tratamento de nossos pacientes, com segurança e bons resultados”, afirma o presidente do Sociedade, Marcelo Matos Cascudo. A relevância do tema encontra respaldo no grande número de cirurgias realizadas no país, cerca de 100 mil por ano, perdendo apenas para os Estados Unidos. “Cerca de 70% das cirurgias cardiovasculares realizadas no Brasil, ocorrem na região sul”, comentou o presidente da SBCCV, na abertura do congresso, salientando a importância do treinamento do cirurgião.
Entre os conteúdos abordados, estão: cirurgia endovascular, implante de válcula aórtica, terapia intensiva em cirurgia cardiovascular, transplante cardíaco, estimulação cardíaca artificial entre outros. Para ministrar as palestras, o Congresso conta com diversos especialistas nacionais e internacionais, entre eles: os americanos Edward Verrier, Aly El Banayosy, Bejamin Sun, David Bach, Eric Osborn, G.V. Gonzalex-Stawinski, o italiano Roberto Di Bartolomeo, os alemães Ruediger S. Lange e Heinz Jakobsky, o britânico Vinayak Bapat, o japonês Junjiro Kobayashi e o turco Ruchan Akar
Estão sendo esperados cerca de 1000 profissionais de todo o país. Um dos destaques do Congresso é o Hands On (treinamento ao vivo para médicos e residentes), que ocorre no sábado, 28, que contará com cirurgias cardíacas vídeo-assistida, suturas e anasmatoses para estudantes de Medicina das ligas acadêmicas, tratamento endovascular dos aneurismas da aorta, entre outros conteúdos.
Interessados ainda podem se inscrever pessoalmente: Expo Unimed – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300. Mais informações http://sbccv.org.br/42congresso/.