“Selvação” é o nome do gibi que a editora paranaense Luz e Vida apresenta ao mercado. Voltado para um público teen, dos 8 aos 13 anos. As histórias são ambientadas na selva, mas incorporam todos os elementos da vida urbana, se preocupando com valores universais, como bondade, amizade, lealdade e cuidados com o meio ambiente. O projeto ainda conta com uma revista em quadrinhos de atividades um filme média-metragem de cerca de 45 minutos.
Os personagens foram criados pelos roteiristas Edson Block e Carlos Tadeus Grybowski, o Catito, e o ilustrador e animador Roberto Zoellner. “O Selvação incentiva a boa convivência, a criatividade e interação com as crianças, de uma forma dinâmica e relevante”, conta Block, um dos criadores. Ele também afirma que são histórias que têm moral, mas são divertidas. “Sou contra a lição de moral pura e simplesmente. Tem aventura com o gancho de amizade. Evita o clichê”, declara.
Os novos personagens já chegaram ao mercado editorial e ao facebook (www.facebook.com/selvacao), que traz promoções e conteúdos específicos para o público-alvo. Mais informações pelo site www.luzevida.com.br ou pelo 0800 701 4445.
Conheça um pouco mais sobre os personagens do Selvação:
Caianga e Birunga: Dupla principal de personagens, são grandes amigos e devotam amizade e lealdade um para com o outro. Eles estão sempre juntos, brincando e explorando a selva. Caianga é o mais equilibrado da tribo, atencioso e amigo de todos. Já Birunga é companheiro, porém temperamental e imprevisível. Para ele o que importa mesmo é viver a vida, o presente, sem se preocupar com o futuro.
Leeroy: Missionário norte-americano que chega à selva. Ele é o mais velho da turma, mas se integra facilmente à vida na tribo, sendo aceito e amado por todos.
Kroko e Fuinha: Dois simpáticos mascotes da tribo Bocomoco. Kroko é um pequeno jacaré com medo de água que simboliza as crianças tímidas, pois não fala, mas expressa seus sentimentos por meio de gestos e atitudes. Já Fuinha é um furão totalmente imprevisível, sempre está no centro das aventuras da turma. Ele acredita em tudo e em todos, sendo constantemente vítima dos aproveitadores.
Tina: Ela é inteligente, amável e vaidosa, mas não em excesso, traz para o grupo a sensibilidade feminina, se entrosando bem com os marmanjos da turma.
Sarará e Sol: É um baiano todo cheio de ginga e gírias típicas da sua terra. Tem um ótimo coração, mas normalmente é desatento e meio destrambelhado. Junto com sua irmã gêmea, Sol, representa a população afrodescendente e em situações específicas, irão se defrontar com o preconceito racial, mas ensinam que com respeito e tolerância, tudo pode ser superado.
Pajé e Cataflau: Pajé é um feiticeiro tolo e egoísta que se opõe a Leeroy e seus ensinamentos. É auxiliado por Cataflau, seu fiel escudeiro.
Noé: Sua intenção é aproveitar-se da boa fé e da ingenuidade dos personagens. Recebeu o nome de Noé por estrear numa história onde finge ser o homônimo personagem bíblico. Também já se passou por um herói galáctico, por Tarzan e por um inventor famoso.
Sogamongas: Os Sogamongas são, literalmente, “a outra tribo”, com usos e costumes adversos e conflitantes aos Bocomocos.
Bocomocos: Tribo da qual Caianga, Birunga, Kroko, Fuinha, Tinha e demais personagens fazem parte.
Tigrons: Vilões que buscam a destruição dos outros personagens. Com eles não existe a opção de paz, pois são maus por natureza.