Diferentes dores de cabeça serão abordadas no Congresso de Dor Orofacial em Curitiba – COM VÍDEO-RELEASE

Profissionais da saúde poderão discutir os melhores tratamentos para os pacientes e o público leigo terá a oportunidade de tirar dúvidas em sessões especiais

Distúrbios do sono e dores de cabeça causadas por problemas odontológicos serão alguns dos temas apresentados durante o X Congresso de Dor Orofacial, que está inserido no XXIX Congresso Brasileiro de Cefaleia, e ocorre em Curitiba (Paraná), de 3 e 5 de setembro, no Shopping Novo Batel. “Queremos trazer profissionais da odontologia para discutirmos formas de melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes”, afirma o especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF) e integrante da comissão organizadora do evento, Dr. Paulo Afonso Cunali.

De acordo com o Dr. Cunali, existem diferentes dores que se manifestam na cabeça e no rosto. “O paciente pode achar que está com dor de cabeça, que pode ser uma enxaqueca, dor de cabeça tensional ou dor de cabeça crônica e que devem ser tratadas pelo médico especialista. Mas, a dor que o paciente sente pode ser causada pela Disfunção Temporomandibular (DTM), uma alteração funcional da musculatura da face e das articulações temporomandibulares (ATM), que ocasionam dor, principalmente, na região da têmpora”, explica. Dr. Cunali esclarece que essa confusão de interpretação da dor na cabeça e face pode ocorrer porque as terminações nervosas das dores de cabeça e das dores por DTM convergem e sensibilizam o mesmo local do cérebro. “Quem tem uma cefaleia e uma disfunção tempero-mandibular vai sofrer muito mais, por isso, é essencial a interconexão entre a Medicina e a Odontologia, trabalhando juntas para resolver o problema, que é muito comum”, salienta o odontólogo.

Outros problemas odontológicos podem causar dores na cabeça. “A pressão feita quando se aperta muito os dentes pode ocasionar dor na mandíbula e o paciente sente um cansaço nos músculos, que são importantes para a mastigação, resultando também em dor na cabeça”, comenta. Segundo o Dr. Cunali, há ainda pacientes que precisam de tratamento feito por diversas especialidades. “Para aqueles que têm disfunção temporomandibular, com dor na cabeça e má-oclusão dentária, ou seja, encaixe irregular dos dentes, é necessário um atendimento global, com um neurologista cefaliatra, e na área da odontologia recomenda-se um especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM), e em algumas vezes, uma correção da oclusão dentária para restabelecer o equilíbrio”, afirma.

Palestras para leigos
Outro diferencial do Congresso, segundo o especialista, é a oportunidade da população participar do evento. “Foram planejadas palestras voltadas para os leigos, que poderão tirar dúvidas gerais sobre dores de cabeça”, conta o Dr. Cunali. “As dores de cabeça podem trazer limitações e até impedimentos no dia a dia. No evento queremos orientar essas pessoas sobre as melhores formas para se conviver ou tratar o problema”, acrescenta.

Dr. Cunali é especialista em DTM e DOF e ministrará palestra sobre as disfunções do sono na dor orofacial e um workshop sobre viscossuplementação da ATM. “Existem dores de cabeça que são resultado de noites mal dormidas, causadas por distúrbios respiratórios, como a apneia e até mesmo por dormir demais ou de menos. Quando esse paciente tem algum problemas de DTM associado sofre muito mais”, enfatiza.

Corrida “Vencendo as Cefaleias”
No dia 2 de setembro, como pré-evento do XXIX Congresso Brasileiro de Cefaleia e do X Congresso de Dor Orofacial, acontece a Corrida “Vencendo as cefaleias”, com um percurso de cinco quilômetros. Promovida pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), será realizada em conjunto com a Corrida da Lua, no Parque Tingui, às 20h. Os organizadores querem conscientizar a população sobre a importância da atividade física aeróbica na prevenção de dores de cabeça. Os interessados podem se inscrever para a Corrida “Vencendo as Cefaleias” individualmente ou em grupo. Mais informações pelo endereço: www.congressocefaleia.com.br

Serviço: o XXIX Congresso Brasileiro de Cefaleia e o X Congresso de Dor Orofacial, acontecerão de 3 a 5 de setembro, no Shopping Novo Batel, em Curitiba-PR. Para os profissionais da área, as inscrições já estão abertas. Mais informações pelo site: www.congressocefaleia.com.br
A Corrida “Vencendo as Cefaleias”, em conjunto com a Corrida da Lua, ocorre no dia 2 de setembro no Parque Tingui, também em Curitiba, a partir das 20h. Mais informações pelo endereço: www.congressocefaleia.com.br/corrida-vencendo-as-cefaleias.php.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>