Com a concorrência acirrada no mercado de trabalho, hoje não basta o profissional apenas executar as suas tarefas – é preciso mostrar suas qualidades e diferenciais. Como explica a psicóloga, empresária e consultora estratégica em gestão de mudança organizacional, Gisele Meter, é isso o que é chamado de marketing pessoal. “Com o marketing pessoal se procura destacar habilidades que garantem chamar a atenção de forma positiva para o aspecto profissional.
Isto não é uma habilidade inata, que nasce com a pessoa, mas é algo que pode ser aprendido e desenvolvido com o tempo. Mas não se pode confundir marketing pessoal com “puxar o saco” do chefe”, afirma.
Para ajudar a aplicar de forma correta o seu marketing pessoal, Gisele Meter dá 10 dicas úteis para que o profissional saiba como direcionar seus atributos para se destacar em seu trabalho. Segundo a consultora, são atitudes que muitas vezes podem parecer detalhes, mas fazem uma grande diferença na carreira.
1. Cuide de sua aparência – Cuidar da aparência é fundamental em todos os aspectos da vida, mas quando falamos em imagem profissional, este item deve ser considerado um fator estratégico.
2. Modere seu tom de voz – Moderar o tom de voz significa adequar-se ao ambiente e ao contexto da situação. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, falar muito alto ou muito baixo pode ser prejudicial.
3. Exponha sua opinião – Muitas pessoas, na maioria das vezes, mulheres, acabam não expressando sua opinião por medo do que os outros vão pensar, perdendo assim uma boa oportunidade de promover seu marketing pessoal. Expor o que se pensa de forma direta, demonstra que você pensou sobre o assunto e que procura contribuir para resolver o que está sendo discutido.
4. Assuma responsabilidades – Ao se posicionar desta forma, as chances de conquistar a confiança das pessoas a sua volta aumentam e sua imagem acaba ganhando uma visibilidade positiva.
5. Demonstre interesse – Indica que você procura estar aberto a vários pontos de vista, sendo uma pessoa flexível e ao mesmo tempo dedicada ao que acontece dentro da empresa.
6. Mantenha sua palavra – Procure manter-se firme e não voltar atrás quando se comprometeu. Para isto, segue uma dica simples: prometeu, cumpra!
7. Esteja disposto a fazer o que os outros não fazem – os profissionais estão cada dia mais parecidos. Estar disposto a fazer o que os outros não querem fazer, por parecer difícil ou desafiador, é uma alternativa para a promoção de uma boa imagem profissional.
8. Utilize a criatividade a seu favor – Ser criativo é procurar resolver problemas de uma forma diferente, que ninguém havia pensado antes. Independente do que precisa ser feito, se utilizarmos a criatividade podemos encontrar boas soluções para o que precisamos.
9. Seja cordial com as pessoas – Tratar as pessoas com respeito, cumprimentar colegas de trabalho e ser educado com todos promove um bem-estar pessoal e uma boa imagem profissional.
10. Entregue bons resultados – Entregar resultados é o que as empresas querem. Se se isto for feito de forma positiva, acaba beneficiando todos os envolvidos.
Sobre Gisele Meter
Gisele Meter é psicóloga, empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional. Colunista de portais e sites voltados ao público feminino e de Administração, ela também é a idealizadora do método Life® – Liderança Feminina Estratégica para o desenvolvimento de líderes nas empresas.