Livro tem o objetivo de ajudar as pessoas na reflexão sobre temas como ética e relações interpessoais
Publicado em 56 idiomas e distribuído em mais de 150 países, o livro devocional Pão Diário completa 60 anos em 2016. A obra é um dos principais livros já publicados no mundo. De acordo com o diretor dos Ministérios Pão Diário, Edilson Freitas, a instituição lança, todos os anos, cerca de 60 milhões de exemplares do livro devocional em diversos países. “Somos muito conhecidos por nossos projetos no mundo inteiro e pelo livro ‘Pão Diário’, que já foi traduzido em 56 idiomas, como o árabe, chinês e inglês”, explica.
Segundo ele, o objetivo é disponibilizar uma leitura curta e que dê oportunidade para se pensar sobre valores e ter uma aplicação prática da Bíblia. “Os interessados também podem ler as mensagens gratuitamente pelo nosso site www.paodiario.org ou baixar gratuitamente nosso aplicativo pelas lojas Apple Store e Google Store”, salienta.
A ONG também monta os devocionais direcionados para diferentes grupos. “Temos edições especiais para militares, como para o exército da Austrália, Estados Unidos, Nigéria e até a base da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte utiliza o Pão Diário. Os soldados recebem a publicação juntamente com seu uniforme e mochila”, afirma Freitas. “Taxistas, bombeiros e outros profissionais também ganharam sua própria edição, que ajuda na reflexão da profissão e tem a ideia de trazer um alento, uma mensagem para fazer parte da vida de quem está lendo”, observa.
Presença internacional
Outro motivo de comemoração é a recente entrada da organização na China. “Estamos crescendo de forma exponencial na China. Temos uma parceria com a Igreja oficial do país e somos autorizados pelo governo para divulgar nossos livros”, revela o vice-presidente Sênior de Operações Américas e Áfricas do Ministérios Pão Diário, Luis Seoane. No país, estrangeiros não podem entrar com livros cristãos na China, que são barrados na alfândega. “Mas, como produzimos no país, a pessoa pode entrar em contato conosco, que fazemos a entrega de exemplares”, destaca.
A ONG Pão Diário começou nos Estados Unidos há 70 anos e depois de 25 anos, entrou no Canadá, Reino Unido e Cingapura. Foi apenas nos anos 2.000 que a instituição começou a abrir filiais em outros países. “Hoje contamos com 47 escritores em diversos lugares do mundo e acabamos de conseguir mais um na Alemanha, na fronteira com a França”, conta.
Projetos
Os Ministérios Pão Diário promoveu, em 2014, um projeto para a Copa do Mundo. “Distribuímos, ao todo, um milhão e duzentos mil exemplares do nosso livro devocional durante a competição e mais uma boa quantidade para fora do país. Também montamos um CD, que disponilizamos online, com vários cantores brasileiros , e chegamos a 390 mil downloads em 42 países”, lembra Edilson Freitas.
Para as Olimpíadas e Jogos Paralímpicos, a ONG promove o projeto “Jogada Perfeita”. “São disponibilizados devocionais todos os dias para que o público e os atletas possam ler e refletir antes de começar as competições”, considera.
A instituição também tem parceria com escolas, hospitais e penitenciárias. “Trabalhamos com outras organizações para melhorar a qualidade de vida de todos e levar mais valores como amor, relações interpessoais e ética”, relata.
Sobre a Publicações Pão Diário
As primeiras atividades do Pão Diário iniciaram em 1938, a partir de uma emissora de rádio em Michigan, nos Estados Unidos, que transmitia mensagens para seus ouvintes. As menditações diárias passaram a ser solicitadas em forma de impresso pelo público. Assim, deu-se a origem às publicações, que hoje estão em 37 países e em outros os continentes. O Pão Diário conta também conta uma livraria online que pode ser acessada pelo www.publicacoesrbc.com.